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O andamento das obras de construção do Autódromo Internacional de Chapecó foi o assunto principal de reunião da diretoria do Automóvel Clube Chapecó. Também foram discutidas adequações em projetos, como é o caso de estudo de viabilidade para variante no circuito de motos, e avaliações técnicas de engenharia.
No início do encontro, com a participação de dirigentes do clube, membros da comissão de obras e do diretor da construtora responsável, Alcyone de Oliveira, o presidente do clube, Valdir Moratelli, assinalou que “este será um ano bem promissor devido à complexidade de todos os encaminhamentos que precisam ser feitos”. Nesse sentido, indicou que nos próximos dias será feita nova visita técnica às obras, pelo engenheiro Luis Ernesto Morales, que orienta o Automóvel Clube e preside a Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Atualmente estão em continuidade as obras de drenagem e macrodrenagem, já na parte final, envolvendo a instalação de tubos de concreto para direcionar a água das chuvas. Além disso, ocorre o chamado “Ensaio Viga Benkelman”, teste que avalia a deformação da pavimentação sob carga, medindo a deflexão do solo para verificar a capacidade de suporte. Esse fator é primordial por se tratar de uma pista de corrida que receberá de motos a veículos leves e caminhões, com elevada exigência quanto à tração, especifica o engenheiro Rafael Garçoa, que fiscaliza as obras em nome do Automóvel Clube.
PREPARAÇÃO PARA O ASFALTAMENTO
Quanto à preparação do subleito, o trabalho inclui a substituição do solo nos pontos necessários para garantir a estabilidade da estrutura. Também é feita a compactação do terreno, executada sobre os traçados de forma rigorosa, preparando o subleito para as próximas fases de construção com a sub-base e base para que o solo esteja firme e adequado para a continuidade da obra. Essa continuidade envolverá a execução de uma camada de macadame seco preenchido com brita e posteriormente a base com camada de brita graduada.
A previsão é de que todo o trabalho de preparo do solo da pista e traçados alternativos esteja concluído neste primeiro trimestre. Depois será iniciada efetivamente a execução do asfaltamento, o que envolverá a pista principal de 4.004 metros, as intersecções para dois traçados alternativos e a variante para motos.