OUÇA AO VIVO

InícioESPORTECopa América: Saiba mais sobre os adversários da Seleção Brasileira no Grupo...

Copa América: Saiba mais sobre os adversários da Seleção Brasileira no Grupo D

Brasil encara Costa Rica, nesta segunda, em Los Angeles; Paraguai e Colômbia também estão no grupo

Vinicius Junior em ação no treino de domingo na UCLA – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

No dia da estreia da Seleção Brasileira na Copa América 2024, o site da CBF apresenta os adversários na fase de grupos da competição. Pelo Grupo D, a Amarelinha enfrenta Costa Rica, Paraguai e Colômbia. Juntas, as seleções reúnem três títulos da competição e estão no caminho do Brasil, que busca a 10ª conquista nos Estados Unidos.

O primeiro jogo será contra a Costa Rica, nesta segunda-feira (24), no SoFi Stadium, em Los Angeles. Em seguida, a equipe de Dorival Junior encara o Paraguai, na sexta-feira (28), no Allegiant Stadium, na cidade de Las Vegas. A Seleção encerra a fase de grupos diante da Colômbia, em 2 de julho, no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

Costa Rica

Esta será a sexta participação da equipe na Copa América, que recebeu o país caribenho em 1997, 2001, 2004, 2011 e 2016. As melhores campanhas da Costa Rica terminaram nas quartas de final, em 2001 e 2004. Nas demais edições, despediu-se na fase de grupos. 

- Continua após o anúncio -

Copa América: Brasil venceu Costa Rica em dez de 11 confrontos

Os costarriquenhos se apresentam para o compromisso diante da Seleção Brasileira com três partidas recentes. O primeiro deles foi o empate com o Uruguai em 0 a 0 em amistoso. As duas partidas seguintes foram válidas pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 da Concacaf e terminaram com duas vitórias da Costa Rica, que goleou São Cristóvão e Névis por 4 a 0, venceu Granada por 3 a 0 e é líder do Grupo B.

Costa Rica será o adversário da estreia da Seleção Brasileira pela fase de grupos da Copa América – Foto: Divulgação/Instagram Costa Rica

Em março, a Seleção bateu Honduras por 3 a 1 e foi derrotada pela Argentina pelo mesmo placar. Dessa forma, em 2024, o time nacional acumula três vitórias, um empate e uma derrota, com 11 gols marcados e quatro sofridos.

Desde novembro de 2023, os Los Ticos  são comandados pelo argentino Gustavo Alfaro, treinador à frente do Equador na Copa do Mundo de 2022 e com passagem pelo Boca Juniors (ARG).

O atacante Joel Campbell, do Alajuelense (CRC), é o mais conhecido do elenco costarriquenho. Com passagem por equipes europeias, entre elas o Arsenal (ING), o jogador de 31 anos foi convocado para a Copa do Mundo de 2014, e fez o gol 1 a 1 diante do Uruguai. No Mundial do Brasil, a Costa Rica chegou às quartas de final pela primeira vez, mas foi eliminada pela Holanda.

Paraguai

A Copa América 2024 será a de número 39 para a seleção paraguaia, que conquistou a competição em 1953 e 1979. Em 2011, a Albirroja chegou a disputar o título, mas foi superada pelo Uruguai na decisão por 3 a 0.

Os paraguaios entraram em campo três vezes neste ano, todas em junho, com uma vitória, um empate e uma derrota. O triunfo aconteceu diante do Panamá por 1 a 0. Antes, a equipe empatou em 0 a 0 com o Peru e perdeu para o Chile por 3 a 0. A estreia será contra a Colômbia, na próxima terça-feira (24). Os adversários seguintes serão Brasil, no dia 28, e Costa Rica, em 2 de julho.

Brasil enfrenta o Paraguai pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América – Foto: Divulgação/ Instagram Paraguai

No grupo de convocados pelo treinador Daniel Garnero, quatro atuam no futebol brasileiro: Gustavo Gómez (Palmeiras), Villasanti (Grêmio), Bobadilla (São Paulo) e Ángel Romero (Corinthians). A lista ainda apresenta outros com passagem pelo Brasil, como Junior Alonso (Ex-Atlético Mineiro), Balbuena (Ex-Corinthians), Matías Rojas (Ex-Corinthians) e Derlis González (Ex-Santos).

Pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, o Paraguai ocupa a sétima posição, com cinco pontos, e é treinada por Daniel Garnero desde setembro de 2023, multicampeão por Guaraní, Libertad e Olímpia no futebol do país.

Colômbia

A Colômbia irá disputar a Copa América pela 24ª vez. Na edição de 2021, a última realizada, os Cafeteros ficaram com o terceiro lugar. O único título conquistado pelo país ocorreu em 2001, onde se sagrou campeão em casa.

Em preparação para a estreia diante do Paraguai, a Seleção fez dois amistosos: goleou os Estados Unidos por 5 a 1 e venceu a Bolívia por 3 a 0. Dessa forma, chega com confiança para o torneio. Ainda neste ano, a Colômbia ganhou também da Espanha por 1 a 0 e da Romênia por 3 a 2 e totaliza 100% de aproveitamento em 2024, com 12 gols marcados e três sofridos.

Brasil encerra a fase de grupos contra a Colômbia – Foto: Divulgação/ Instagram Colômbia

No elenco colombiano, são cinco que pertencem a clubes do Brasil: Santiago Arias (Bahia), Jhon Arias (Fluminense), Richard Rios (Palmeiras), James Rodríguez (São Paulo) e Borré (Internacional). Yerry Mina, do Cagliari (ITA), e Miguel Borja, do River Plate (ARG), passaram pelo Palmeiras, enquanto Borja também jogou no Grêmio. Luis Díaz, do Liverpool (ING), é o principal destaque.

A Colômbia é a terceira colocada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, com 12 pontos. O argentino Néstor Lorenzo assumiu como treinador da equipe em junho de 2022 para conduzir a reconstrução da Seleção, que ficou de fora do Mundial do Catar. O treinador conhece o futebol do país, tendo sido auxiliar técnico de José Pékerman nas Copas de 2014 e 2018.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se