OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEConvocatória importante: Dorival Júnior convoca Seleção Brasileira na sexta-feira para amistosos e...

Convocatória importante: Dorival Júnior convoca Seleção Brasileira na sexta-feira para amistosos e disputa da Copa América

Após observações na Europa, técnico volta ao Brasil para fechar lista da Copa América

Dorival Jr. convoca Seleção Principal Masculina – Foto: Joilson Marconne / CBF

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, convoca na próxima sexta-feira (10), os jogadores para a disputa dos dois amistosos de junho e para a Copa América. O evento será realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ), às 12h. O torneio continental será disputado nos Estados Unidos a partir do dia 20 de junho. 

O departamento de Seleções da CBF anunciou nesta semana todos os detalhes da preparação para a disputa da competição. Orlando, na Flórida, será a base da delegação brasileira na preparação para o torneio. 

“O objetivo é justamente divulgar toda a nossa programação da seleção principal para deixar todos informados sobre tudo que se planejou visando uma excelente Copa América para o Brasil”, afirmou o Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Brasileiras Masculinas.

- Continua após o anúncio -

Neste período em Orlando, o Brasil vai treinar no ESPN Wide World of Sports, um dos maiores complexos de esportes do mundo, e ficará hospedado no Four Seasons Resort Orlando. 

Dorival Júnior e Rodrigo Caetano conversam no centro de treinamento do Arsenal – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Os jogadores que atuam na Europa vão se apresentar no dia 30. Já os atletas que defendem times brasileiros começam a treinar na cidade da Flórida no dia 3 de junho. 

“Escolhemos Orlando para ser nossa base no período de treinamento por uma questão estratégica, que foi entendido e apoiada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Com essa base fixa, acreditamos que teremos as melhores condições de preparação”, disse Rodrigo Caetano.

O Brasil fará dois amistosos antes do início da competição. O primeiro será no dia 8 de junho contra o México no Kyle Field, em College Station, no Texas, Já o segundo amistoso será contra os Estados Unidos, no dia 12 de junho, no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida.

Pela programação, a delegação só deixará Orlando na fase de treinamentos para enfrentar os mexicanos. No dia 6 de junho, os jogadores embarcam para o Texas e voltam para a Flórida no dia seguinte ao amistoso. A partir daí, o time seguirá treinando em Orlando até o dia 20 de junho, quando embarca para Los Angeles, onde fará o jogo de estreia no dia 24 de junho. 

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Costa Rica será a primeira adversária do Brasil na Copa América. O jogo será no SoFi Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles, na Califórnia.

No dia 25, a equipe embarca para Las Vegas. Lá, o time comandado por Dorival Júnior enfrenta o Paraguai, no dia 28 de junho, no Allegiant Stadium.

A última escala do Brasil na fase de grupos será em San Rose, onde os jogadores vão se hospedar a partir do dia 29 de junho. No dia 2 de julho, o Brasil jogará contra a Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, também na Califórnia, no último duelo da fase de grupos.

Após observações na Europa, Dorival Júnior volta ao Brasil para fechar lista da Copa América

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, voltou nesta terça-feira (7) ao Brasil após observar uma série de jogadores que atuam na Europa. O objetivo deste giro da comissão técnica foi definir os convocados para a disputa dos dois amistosos e da Copa América, que começa no dia 20 de junho nos Estados Unidos.

Antes, no mês passado, o staff da Seleção percorreu o Brasil e assistiu 27 partidas dos clubes que disputam o Brasileirão 2024. Neste período, 50 jogadores foram observados em ação pela comissão técnica. Na sexta-feira (10), o treinador anuncia a lista dos jogadores.

“Esse período de observações foi muito importante. A troca de informações com os membros das comissões técnicas, o contato pessoal com os atletas são fundamentais para que tenhamos, não só as imagens do atleta, mas acima de tudo o dia a dia, o entendimento daquilo que esteja acontecendo, daquilo que está se passando, o momento atual de cada um. Todo esse cenário vivido nos será fundamental para a definição da próxima convocação”, afirmou Dorival Júnior, após se reunir com os integrantes da comissão técnica. 

Além de Dorival Júnior, o coordenador técnico, Juan, e os assistentes Lucas Silvestre e Pedro Sotero participam também do período de avaliação no exterior. Eles assistiram jogos em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra.

Juan – Dorival Júnior – Foto: Divulgação

“Essas avaliações são fundamentais. Conseguimos ter todas as percepções de postura, de posicionamento, de comprometimento do atleta com o jogo. Além de assistir aos jogos, esses encontros nos ajudam também nesta busca de aproximação com os atletas”, contou o assistente Lucas Silvestre, que formou dupla com Pedro Sotero nas viagens pela Espanha, França e Inglaterra. 

“As viagens enriquecem muito as nossas discussões. Temos uma rotina diária de análises e de reuniões técnicas. Ter ido presencialmente lá auxiliam muito também na confirmação daquilo que a gente tem observado nos vídeos, na aproximação com os atletas. Nos ajuda a entender também taticamente o que eles têm executado de função. O nosso trabalho é contemplar todas as variáveis possíveis para estar bem municiado de informações para tomar as melhores decisões”, completou Pedro Sotero.

ROTINA DE OBSERVAÇÕES

A estratégia adotada pela comissão técnica faz parte da rotina dos treinadores das principais seleções europeias. Dorival e Juan encontraram o técnico de Portugal, o espanhol Roberto Martínez, em jogos em países diferentes. 

“É uma dinâmica que se estabelece com a maioria das seleções. Só para vocês terem uma ideia, encontramos o treinador da seleção portuguesa, em três partidas. São ações que se repetem com todos os profissionais, até porque eles também, como nós, querem saber um pouco mais daquilo que esteja acontecendo com seus profissionais em campo, um pouco mais perto, não apenas vendo atuações por vídeos”, disse o Dorival. 

O trabalho não para no Departamento de Seleções. Nesta terça-feira, Dorival se reuniu com os integrantes da comissão técnica. Na sexta-feira, o treinador anunciará os convocados para os amistosos de junho e a disputa da Copa América.

“Um outro detalhe importante é que essas observações vão continuar. Nós chegamos hoje pela madrugada e já estamos aqui com o nosso grupo de análises em uma sala ao lado, observando todos os jogos que acontecerão nesta terça. Queremos saber tudo o que acontece com os atletas até o momento mais próximo possível da convocação”, afirmou o treinador da seleção. 

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se