Foi um fim de semana de decisões por vários cantos do Brasil, com os jogos finais dos Estaduais. Até o momento, 15 campeonatos já terminaram, incluindo o do Distrito Federal. No Rio, o Flamengo derrotou duas vezes o Nova Iguaçu e conquistou o Carioca pela 38ª vez. O Palmeiras reverteu vantagem do Santos, com um futebol bastante aplicado, técnico e objetivo, e foi tricampeão paulista com muita festa no Allianz Parque.
Numa das finais mais emocionantes, o Vitória sagrou-se campeão baiano, depois de uma virada histórica (3 a 2) sobre o Bahia no Barradão, e na sequência, segurando o empate (1 a 1), na Fonte Nova. Quebrou um jejum de títulos após sete anos.
Em Minas, num Mineirão só com torcida do Cruzeiro, o Atlético derrotou o rival por 3 a 1 e, como havia empatado o primeiro jogo, garantiu o pentacampeonato, chegando a 49 títulos estaduais.
No Rio Grande do Sul, o Grêmio conseguiu uma façanha – foi heptacampeão do Gaúcgo. Depois de empate com o Juventude fora de casa, o Tricolor venceu por 3 a 1 na Arena do Grêmio, de virada, e sua torcida fez a festa que se estendeu por Porto Alegre e outras cidades do Estado.
No Paraná, o Athletico não tomou conhecimento do Maringá, derrotando-o duas vezes na final e conquistando o bicampeonato. Outro Atlético, o de Goiás, também ergueu troféu no fim de semana ao superar pela segunda vez em uma semana o Vila Nova. Nos últimos seis Goianos, o Atlético venceu cinco.
Em Pernambuco, o Sport aproveitou bem a vantagem inicial – fez 2 a 0 no Náutico nos Aflitos – e, com o 0 a 0, na Arena Pernambuco, ganhou o título. Já no Cearense, a disputa foi bem mais acirrada. Após dois empates, Ceará e Fortaleza definiram a competição nas cobranças de pênaltis e o Vozão se saiu melhor (3 a 2), num momento importante para a auto-estima do torcedor do clube, chateado com a permanência do time na Série B do Brasileiro.
No Catarinense, o Criciúma conquistou seu 12º título em dois bons duelos contra o Brusque. Beneficiado por ter vencido o adversário fora de casa por 2 a 1, assegurou a taça com o empate por 1 a 1 em Criciúma.
No Alagoano, o CRB foi campeão pela 34ª vez. Dessa vez, deixou o ASA como vice. Ganhou duas vezes do adversário e conquistou o tri estadual pela quarta vez.
Pelo Candangão, o Ceilândia bateu o Capital, após dois empates, na disputa por pênaltis, encerrando jejum de 12 anos. Mérito total para o goleiro Thiago Santos, que defendeu quatro cobranças, e acabou como herói do título.
Já no Mato Grosso, o Cuiabá conquistou o tetracampeonato ao derrotar duas vezes o União Rondonópolis pelo mesmo placar: 1 a 0. O clube mantém assim sua hegemonia no Estado, alcançada nos últimos anos.
No Tocantins, o União voltou a comemorar um título estadual depois de 30 anos, graças a duas vitórias por 1 a 0 sobre o Tocantinópolis.
De todos os campeões estaduais de 2024 até o momento, nenhum teve a ascensão tão rápida quanto o Altos-PI. O clube tem dez anos de fundação e conseguiu seu quarto título da Primeira Divisão do Piauí. Passou pelo Parnahyba nos pênaltis após dois resultados iguais.
Confira como estão os 12 campeonatos estaduais ainda em andamento:
Acre – Campeonato aguarda início do segundo turno;
Amapá – Primeira fase em andamento;
Amazonas – Final em jogo único entre Amazonas e Manaus;
Espírito Santo – Rio Branco de Venda Nova e Rio Branco disputam o título. No primeiro jogo, o Rio Branco VN perdeu em casa por 2 a 1. No sábado (13), voltam a se enfrentar no Kleber Andrade;
Mato Grosso do Sul – Final entre Dourados e Operário em dois jogos;
Maranhão – Maranhão, Tuntum, Sampaio Corrêa e Imperatriz estão na disputa da fase semifinal. Na primeira rodada, o Tuntum venceu o Maranhão por 1 a 0 em casa e o Sampaio Corrêa, como visitante, derrotou o Imperatriz por 2 a 0;
Pará – Paysandu e Remo disputam o título. No primeiro confronto, o Paysandu venceu por 2 a 0. Voltam a jogar no domingo (14), no Mangueirão;
Paraíba – Sousa e Botafogo disputam o título. No primeiro jogo, houve empate por 0 a 0 em Sousa. Voltam a se enfrentar no sábado (13), no Almeidão;
Rio Grande do Norte – Santa Cruz de Natal e América disputam a final do segundo turno em jogo único (dia 10, quarta-feira). Se o América vencer, serão campeão estadual, pois ganhou o primeiro turno;
Rondônia – Primeira fase em andamento;
Roraima – Primeiro turno em andamento;
Sergipe – Final entre Sergipe x Confiança em dois jogos.