OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEColegas em time chapecoense, brasileiras brilham no futsal italiano

Colegas em time chapecoense, brasileiras brilham no futsal italiano

Lediane “Tampa” e Débora Vanin são os destaques do TikiTaka Francavilla, saiba mais:

Lediane “Tampa” e Débora Vanin
Foto: Divulgação

As jogadoras brasileiras Lediane “Tampa” e Débora Vanin são atualmente os destaques do time de futsal italiano TikiTaka Francavilla e da liga do país. A parceria das duas na Itália começou no início do ano, mas a relação delas iniciou muito antes disso. As atletas começaram na modalidade em Chapecó (SC), na Female Futsal. 

Tampa, cinco anos mais velha do que Débora, viu a amiga chegar às categorias de base da Female e brincou com sua evolução no time. 

“Nós nos conhecemos desde 2008, foi o ano em que cheguei na Female-Chapecó. Lembro que a primeira vez que eu encontrei com ela foi em um treinamento da equipe adulta. Acho que ela tinha 13 anos na época. Ela foi ao treino para fazer um trabalho à parte com a fisioterapeuta da equipe. Depois eu a vi jogando o sub-15, sub-17 e sub-20. Parecia que só eu ficava velha, ela continuava sempre ali na base”, brincou Tampa.

- Continua após o anúncio -

Durante os momentos em Chapecó, as jogadoras tiveram uma experiência nos campos. Após um convite da Associação Chapecoense de Futebol, as atletas disputaram o Campeonato Brasileiro de 2014. Débora, por mais que tenha gostado de atuar no futebol de campo, explicou porque a dupla optou por se manter nas quadras da Female. 

“Existe uma intensidade maior no futsal. No campo as coisas acontecem em um ritmo diferente de como é no salão. Gostamos da experiência, mas nossa paixão mesmo é o futsal”, explicou Débora. 

As atletas atuaram juntas na Female até os anos de 2017 e 2018, quando ambas receberam propostas para jogar no futebol italiano. Naquela altura, Débora aceitou o convite para jogar no Kick Off C5 onde ficou até a temporada de 2021. Já Tampa jogou na equipe do Pescara e não teve uma boa passagem. Logo em seguida, ela voltou ao Brasil, onde foi contratada pela equipe catarinense das Leoas da Serra. 

Em 2022, os jogadores se reencontraram na Itália, quando Tampa recebeu uma proposta do TikiTaka Francavilla, time que Débora havia ingressado em 2021. Tampa explicou que sua decisão de dar uma nova chance ao futebol italiano é muito devido a reunião com Débora.

“Tinha passado alguns momentos complicados na Itália. A adaptação era muito difícil e, infelizmente, passei por clubes que estavam com problemas externos as quadra. E no Brasil eu estava muito bem. O relacionamento com as meninas do Leoas era ótimo, a cidade de Lages era ótima. Quando veio o convite do TikiTaka me bateu um receio em primeiro momento. Mas, esse receio foi embora quando a Débora me explicou como eram as coisas no time. Não aguentei a saudade e vim jogar com ela de novo. – risos – É uma experiência completamente oposta aos meus outros momentos na Itália”, explicou Tampa.

Lediane “Tampa” e Débora Vanin
Foto: Divulgação

Temporada no TikiTaka 

No time italiano, o poder de decisão da dupla brasileira foi sentido de forma instantânea. Em 2022, o TikiTaka conseguiu resultados bem expressivos. Foram duas semifinais, uma na Coppa Italia, e outra na liga italiana, onde o time foi eliminado pelo Città di Falconara, que ficou campeão italiano. Com o desempenho além do esperado na temporada passada, somado a adições de jogadoras importantes no elenco, a expectativa de que o TikiTaka seja um dos protagonistas do campeonato começa a se formar.

Nesse início de temporada, Tampa, em especial, entrou com tudo na equipe. Em dez jogos, várias goleadas e apenas um empate. A atleta conta também com quatro hat-tricks (três gols e uma mesma partida) marcados. Sobre a expectativa para o restante da temporada e o desempenho extraordinário da amiga, Débora comentou: “Fizemos atuações muito boas, estamos mostrando o real valor desse time. Temos um grupo de meninas muito forte aqui e estamos confiantes para superar o desempenho da temporada passada. Existem times bem fortes na liga italiana, então todo jogo será um desafio diferente, mas acredito nas nossas chances, principalmente com a Lediane marcando tantos gols como ela tem feito nos últimos jogos.”.

Seleção Brasileira

Além das camisas da Female, Chapecoense e TikiTaka, Débora e Lediane vestiram juntas o uniforme da Seleção Brasileira quando foram convocadas para alguns amistosos no início deste ano. Um momento muito especial para as atletas foi marcar presença na lista de melhores jogadoras do mundo em 2020.

Foto: Divulgação

Um fato curioso sobre as jogadoras está no apelido de cada uma. O ‘tampa’, de Lediane, possui origem mais conhecida. A jogadora recebeu a alcunha aos 12 anos, quando, em uma entrevista a uma TV local de Chapecó, que suas colegas de equipe por muito tempo guardam a gravação, se sentiu nervosa e disse que era conhecida como ‘Tampa’, porque havia crescido e o de ‘Tampinha’ não lhe cabia mais. Já o de Débora, menos famoso, era ‘Miúda’, por sempre treinar com meninas mais velhas nas categorias superiores, sendo sempre a menor da turma. Mais do que companheiras de time, elas gostam também de compartilhar o momento fora das quadras.

“Adoramos tomar chimarrão juntas e gostamos muito de viajar pelo mundo. Ela (Débora) ama saber a história de cada cantinho que passamos. Estou sempre tirando fotos e falando que o lugar é muito bonito”, encerra Lediane com um tom bem humorado.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se