
A Prefeitura de Chapecó quer que todos os cidadãos respirem o ar mais esportivo possível nesta semana. Com o início dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) nesta terça-feira (18), e a cerimônia de abertura marcada para às 19h30 de quarta-feira (19), na Arena Condá; e o jogo decisivo da Chapecoense no domingo (23), às 16h30, no mesmo estádio, contra o Atlético-GO, a Administração Municipal montou um operativo especial que foi apresentado em reunião especial chamada pelo prefeito João Rodrigues (PSD), no final da tarde desta segunda-feira (17).
Conforme João Rodrigues, o tema da cerimônia de abertura dos JASC será “superação”, com a participação da família do goleiro Danilo, uma das 71 vítimas do voo Lamia 2933, de 29 de novembro de 2016: “Será uma abertura extremamente produzida, gigante, e com a intenção de mexer com a emoção da comunidade. Queremos 15 mil pessoas quarta à noite”, afirmou o alcaide. Danilinho, o mascote dos JASC, homenageia o arqueiro histórico da Chapecoense. A entrada para a cerimônia de abertura será gratuita.
Todos pela Chape
João quer que as torcidas organizadas da Chape participem da abertura dos JASC e façam uma mobilização compatível com a que farão no domingo. O prefeito afirma que o Verdão tem um time capaz de vencer o Atlético-GO, e que o jogo de sábado passado (15) foi um “apagão”, nada de acordo com aquilo que o time pode produzir: “O Avaí ganhou do Remo e ajudou a Chapecoense. Os astros se alinharam para o nosso lado! Vamos fazer um jogo histórico domingo”, afirma o prefeito.
O prefeito afirma que a classificação à Série A é um título, mas apenas o ambiente “que a população pode criar” levaria o time à uma performance de qualidade em campo, mesmo que os demais resultados não colaborem com a Chapecoense. João Rodrigues se comprometeu em aumentar os bloqueios ao redor da Arena Condá para que as torcidas organizadas possam fazer uma nova “rua de fogo” para recepcionar o clube, e promover almoço durante o domingo.
Na reunião, foi anunciado que o monumento O Desbravador vestirá a camisa da Chapecoense a partir de quarta-feira (19), como ato oficial da Prefeitura em apoio ao acesso da Chapecoense. A data do jogo deste fim de semana coincide com o histórico jogo da Chapecoense contra o San Lorenzo, ocorrido em 23 de novembro de 2016, dia da classificação do Verdão à final da Copa Sul-Americana daquele ano, que nunca ocorreu.
João Rodrigues também quer que a cidade não deixe de fazer da noite de domingo um momento de celebração, se a classificação não vier. As atividades referentes aos JASC e ao Natal do Brasil ocorrerão normalmente durante o período do jogo, o que fará com que no início da próxima semana tenha atividades familiares em diversos pontos da cidade.
As torcidas organizadas se comprometeram a unir as charangas e fazer uma única batida para que todos cantem ao uníssono as canções que devem ter as letras impressas em papel, em letra grande, e distribuídas para todos os torcedores na entrada do estádio. A Prefeitura também estuda colocar um telão do lado de fora do estádio para contemplar o público que ficar sem ingresso no estádio. A capacidade limite oficial será de 19.500 pessoas.
Alex Passos, presidente da Chapecoense, agradeceu o apoio da prefeitura, e ressaltou que o jogo contra o Atlético-GO é difícil: “Dependemos de outros resultados, mas temos esperança. A cidade precisa começar a vestir verde e branco, vamos estar focados e motivando os jogadores para fazer uma grande apresentação no domingo”.





