
No último sábado (22), o auditório da Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), recebeu representantes dos principais clubes do futsal catarinense para a realização dos Congressos Técnicos das Séries Ouro e Prata. Organizado pela FCFS, o encontro definiu a forma de disputa, os clubes participantes e revisou artigos do regulamento com vistas à temporada 2025.
Catarinense Série Ouro 2025
O Campeonato Catarinense Série Ouro 2025 contará com a participação de 12 equipes: APAFF, Blumenau, Criciúma, Concórdia, Chapecoense, Jaraguá, JEC Krona, Joaçaba, Pouso Redondo, São Lourenço, Tubarão e Xaxiense. Uma das novidades da temporada será o rebaixamento de duas equipes para a Série Prata 2026.
O formato prevê um turno único, no qual todas as equipes se enfrentarão. Ao final dessa etapa, as oito melhores se classificarão para a fase do mata-mata, enquanto os quatro últimos disputarão um quadrangular contra o descenso, definindo as duas equipes rebaixadas. Na segunda fase, os mandos de quadra serão determinados com base na classificação geral da primeira etapa, garantindo que os quatro primeiros tenham a vantagem de decidir seus jogos em casa – regra que se aplicará também ao quadrangular do descenso.
O campeão do Catarinense Série Ouro representará o estado na Taça Brasil em 2026 e a Recopa SC 2026, enquanto o vice-campeão garantirá vaga na Copa Sul em 2026. Caso haja uma vaga remanescente para a Copa do Brasil, o 3º colocado será o indicado para esta competição. A competição tem previsão de início para segunda quinzena de março de 2025 e será transmitida pela NSC Total e pelo canal SporTV, assim como na edição anterior.
A FCFS também planeja distribuir os direitos de transmissão dos jogos para produtoras regionais, conforme regras a serem divulgadas em breve. Produtoras e proprietárias de canais de streaming locais podem solicitar participação pelo telefone (48) 3879-4174 (WhatsApp).
Catarinense Série Prata
O Congresso Técnico do Campeonato Catarinense da Série Prata também ocorreu no último sábado. A competição, que oferecerá duas vagas para a elite do futsal catarinense, contará com 11 equipes: Caçador, Catanduvas, Cunha Porã, Lages, Marcílio Dias, Pinhalense, Rio do Sul, Roots Joinville, Saudades, Videira e Yeesco Balneário Camboriú. O formato adotado será de turno e returno, com os oito melhores classificados avançando para a fase do mata-mata.
As tabelas detalhadas de ambas as competições serão divulgadas oportunamente pelo departamento técnico da Federação Catarinense de Futebol de Salão.
FONTE: Federação Catarinense de Futsal