Você conhece alguém que já abandonou animais? Sabe de alguma situação de maus-tratos? O abandono se enquadra em maus-tratos, portanto é considerado crime. Denuncie! Ultimamente estamos recebendo no jornalismo da Condá FM diversas mensagens sobre abandono de animais, principalmente em comunidades do interior.
Geralmente a dinâmica é a mesma, as pessoas levam os animais de carro, abrem a porta, deixam o animal, aceleram e saem. O pobre animal corre atrás do veículo até que as patas aguentem, porém não alcança e fica abandonado. Em alguns casos agricultores se compadecem e tratam os animais, porém as propriedades já estão cheias de animais abandonados e as comunidades do interior estão pedindo socorro devido aos abandonos frequentes de animais.
Quando for adotar um animal, lembre-se que o filhote cresce e requer responsabilidade e cuidados. Toda adoção precisa ser responsável e não irresponsável. As Ong’s prestam apoio em casos envolvendo maus-tratos, porém não dispõe de estrutura para acolher todos os animais que são resgatados. O NAPA – Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais, da Prefeitura de Chapecó, realiza o trabalho de castração e microchipagem com o objetivo de evitar o crescimento desordenado da população de animais de rua, e para animais de famílias de baixa renda, que não tem condições de pagar pelo procedimento, recebendo e averiguando denúncias de maus-tratos, porém não trabalha com o acolhimento e abrigo de animais, não há estrutura para isso.
De acordo com a coordenadora do NAPA, Ana Triantafyllou, as denúncias envolvendo maus-tratos devem ser feitas pelo aplicativo Chapecó Digital, que encaminha as demandas aos setores responsáveis com agilidade. A Guarda Municipal acompanha a equipe do NAPA nos atendimentos necessários. Se a denúncia for urgente ou em fim de semana, pode ser repassada às autoridades pelo 153 e 190. Em caso de abandono e atropelamento as denúncias também podem ser repassadas ao 181.
Por isso é importante que a adoção seja responsável e que a denúncia seja feita quando constatados casos de maus-tratos a animais. A responsabilidade pela tutela do seu animal de estimação é sua e não deve ser terceirizada. Se você avistar algum veículo no interior abandonando animais, anote a placa, se possível tire fotos, e denuncie. A pena é de 2 a 5 anos de reclusão para quem pratica maus-tratos a animais.
Troca na superintendência do Bairro Efapi
Recebi no Sala de Debates da Condá FM na última semana o vereador Nelson Krombauer e o superintendente da grande Efapi, Claimar de Conto. A partir do dia 01 de dezembro, Nelson deixará a Câmara de Vereadores de Chapecó para assumir a superintendência do Bairro Efapi. Claimar de Conto, que também é vereador eleito, retornará à Câmara Municipal.
Claimar destacou que a superintendência atende a diversas demandas e que o trabalho é intenso na região do grande Efapi, que cresce a cada dia. Nelson afirmou estar preparado para o desafio e ressaltou que conhece muito bem o Bairro Efapi e os demais bairros próximos, recebendo com otimismo a oportunidade de coordenar os trabalhos da superintendência.
Krombauer garantiu que não haverá troca na equipe de trabalho e que o ritmo não reduzirá para que todas as demandas sejam atendidas com agilidade, dando sequência à dinâmica conduzida por Claimar. Nelson acredita que o censo que está em andamento pelo IBGE apontará uma população em torno de 300 mil habitantes em Chapecó e uma média de 80 mil moradores no Efapi, por isso priorizará como meta de trabalho a ampliação da estrutura para atender a demanda crescente.
Projeção política para Santa Catarina
O vereador e presidente do PL em Chapecó, Neuri Mantelli, e a coordenadora do PL na região da Amosc, professora Malu Mello, estiveram no Sala de Debates da Condá FM nesta quarta-feira. Neuri e Malu valorizaram o resultado do partido em Santa Catarina, elegendo a maior bancada na Assembleia Legislativa, a deputada estadual mais votada, o governador e também a deputada federal mais votada no Estado para a Câmara Federal.
Mantelli afirmou que o governador eleito, Jorginho Mello, tem um compromisso firmado com a região Oeste, e que priorizará demandas como recuperação de rodoviais, investimentos em saúde e educação. “Temos um governador que é do Oeste e conhece muito bem as necessidades que temos aqui, ele viu e viveu de perto a realidade do Oeste de Santa Catarina, vai governar para todo o Estado mas sabe que temos urgências aqui na região e vai resolver os problemas. Jorginho fará um governo que ficará na história para retribuir a votação expressiva que recebeu e a confiança dos catarinenses”, ressaltou Mantelli.
A professora Malu Mello garantiu que a proposta de campanha do agora governador eleito será implantada e já está tendo os devidos encaminhamentos. “Muitas pessoas questionam se o governador vai mesmo assegurar o acesso gratuito aos estudantes para curso superior no Sistema Acafe, no projeto universidade gratuita, e eu posso afirmar que sim, ele fará isso. Foi um compromisso assumido pelo futuro governador”, assegurou Malu.
A proposta, segundo o plano de governo de Jorginho Mello, tem por objetivo garantir o curso integral de todas as vagas de universidades e centros universitários Acafe. Jorginho afirmou que não é bolsa de estudo, nem financiamento, e o aluno não precisará de avalista. Segundo Jorginho Mello o estudante depois de formado prestará quatro horas de trabalho voluntário, pelo período de 1 ano, na área de formação. O trabalho pode ser prestado em órgãos governamentais, instituições de ensino ou em organizações de apoio ao cidadão. Conforme a proposta, para ter acesso o interessado precisa residir em Santa Catarina e estar ciente de que após a formação terá esse compromisso com a comunidade em forma de prestação de serviço por determinado período.