Chapecó tem muitos talentos valorosos no esporte amador e de rendimento, frequentemente o município é destaque em competições nas mais diversas modalidades. Hoje o destaque vai para o Judô, e é claro que nas próximas edições daremos enfoque em outras modalidades esportivas.
O judô de Chapecó possui atletas com potencial olímpico, e sabemos que isso exige a reunião de diversos fatores, entre foco, disciplina e dedicação do atleta, capacidade dos treinadores, apoio da família e suporte do poder público quando necessário.
A Associação Chapecó de Judô – ACHA, desempenha um ótimo trabalho e produz medalhistas que representam muito bem o município, participando de competições regionais, estaduais e nacionais. Recentemente os atletas da ACHA estiveram visitando o gabinete do prefeito e valorizando os resultados obtidos nas competições em que participaram.
Ao todo 8 atletas estiveram representando a ACHA, destaque para Guilherme Adriano Tomaz, de 13 anos, primeiro lugar no Meeting Interestadual Interclubes de judô. Ele também foi prata nos Jogos Escolares Brasileiros e bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15. O jovem atleta destaca que este foi o seu melhor ano e espera ser campeão brasileiro em 2023.
Emanuela Ristow também foi bronze no Brasileiro, na categoria até 36 kg. Outros atletas estiveram com as medalhas conquistadas, acompanhados de alguns pais e representantes da Associação Desportiva Chapecó de Judô. Cerca de 200 crianças participam das escolinhas do Projeto Atleta do Futuro na modalidade.
Fato é que nossos atletas e o esporte em âmbito geral em Chapecó merecem apoio e devemos valorizar os jovens promissores que se envolvem e se dedicam em modalidades que transformam vidas, moldam o caráter e formam cidadãos preocupados com a sociedade onde vivem.