A apuração do Grupo Condá de Comunicação revela que as grandes filas para votação em Chapecó que se formaram durante toda a manhã deste domingo (02), e que persistem em muitos locais, se deve a um grande descuido dos eleitores e a um problema técnico no processo de votação.
Os eleitores simplesmente não estão levando a cola para a urna, querendo confiar em sua mente para lembrar os números dos candidatos no momento do voto. O possível esquecimento, tanto na ordem de votação, quanto nos postulantes que o eleitor deseja escolher, fazem com que cidadãos demorem até sete minutos para exercer o voto, segundo o repórter Diego Antunes, da Oeste Capital FM.
A outra problemática atinge os eleitores com biometria cadastrada, e que são quase 70% do eleitorado chapecoense. Alguns aparelhos de leitura biométrica não estão reconhecendo as digitais de parte do eleitorado, o que atrasa a liberação do cidadão para ir a urna.
A orientação para o eleitor é, antes de sair de casa, anotar todos os números dos candidatos que quiser votar num papel, que pode ser levado para a urna, já que o uso do celular na cabine de votação é terminantemente proibido.
Patrocínio
Sorte Mania – A sorte mais perto de você!