OUÇA AO VIVO

InícioELEIÇÕES 2020Saiba quais são as principais propostas dos candidatos a prefeito em Chapecó

Saiba quais são as principais propostas dos candidatos a prefeito em Chapecó

Foto: ClicRDC

No último domingo (27), foi dada a largada às campanhas eleitorais em Chapecó. O ClicRDC entrou em contato com os partidos para que encaminhassem às principais propostas de campanha para as eleições 2020.

- Continua após o anúncio -

De acordo com os partidos, as propostas serão finalizadas na próxima sexta-feira (2) e poderão sofrer alterações.

Confira as propostas

- Continua após o anúncio -

Luciane Stobe e Nilson Carniel/PTB-DC

Foto: Divulgação/PTB

1.Saúde

melhora na estrutura física das Unidades de Saúde, oportunizando condições de trabalho adequadas aos servidores e, por consequência, um atendimento mais humanizado ao usuário.

2.Educação

Programa de desenvolvimento de inteligências intra e interpessoal, com foco em habilidades e competências por meio de atividades integradas e/ou no contraturno, ofertadas pelas escolas ou outros atores.

3.Segurança

Construção do Plano de Segurança Pública e Defesa Social, com investimento em tecnologias, equipamentos e recursos humanos.

4.Tecnologias

Uso de tecnologias para identificar o perfil do cidadão-usuário de serviços públicos, norteando a definição e ajustamento das políticas de forma mais assertiva às necessidades da comunidade.

5.Desenvolvimento econômico

Incentivo à inovação com ações integradas ao Parque Chapecó@ e compartilhamento de locais de trabalho (CCOWORK).

6.Desenvolvimento urbano

Planejamento urbano integrado aos municípios limítrofes, nas questões de mobilidade, transporte, setores produtivos, dentre outros.

7.Desenvolvimento sustentável

Incentivo às hortas comunitárias e à produção sem agrotóxicos, estimulando a autonomia e a geração de renda.

8.Cultura, esporte e lazer

Criação de grupos culturais que envolvam a comunidade e garantam uma agenda de eventos locais.

9.Agricultura

Estabelecimento de rotas de turismo com gastronomia rural integradas aos eventos culturais comunitários.

10.Assistência social

Criação do Grupo de Mulheres, como ação de enfrentamento à violência contra a mulher, pautada na autonomia, geração de renda, conhecimento e defesa de direitos e rápida resposta pelas forças de segurança.


Márcio Sander e Milton Hanauer/PSDB-Podemos

Foto: PSDB

1. Educação e Cultura 

Alunos aprendendo com um fluxo escolar adequado. Um programa de padronização da merenda escolar com alta  qualidade nutricional e  tendo como fornecedores orgânicos os produtores locai Programa de melhoria e padronização nas estruturas das escolas e creches municipais; Melhoria dos horários de atendimento das creches; Comprometimento com a inclusão digital dos alunos.

Programa de qualidade de ensino e valorização do professor,proporcionando melhorias contínuas na sua formação, saúde emocional e motivação para atuar nessa bela e honrosa profissão; Implantação disciplinas e práticas de empreendedorismo nas escolas. Incentivo à um calendário anual de eventos para diversos públicos, com programação especial para as escolas, melhorando a comunicação e o acesso aos chapecoenses; Incentivar o programa de aulas gratuitas de diversas modalidades, como canto, violino, dança, entre outras; Apoiar de maneira próxima a Escola de Artes e artistas locais.

2. Saúde 

Implementar ações pós-pandemia  e contínuas, visando atendimento especial a idosos e crianças incluindo equipes e estruturas  de atendimento à saúde mental; Priorizar investimentos para a saúde além das previsões legais. Ampliação na contratação de profissionais da saúde nas diversas áreas; Treinamento e cuidado com os profissionais de saúde para melhorar a experiência dos pacientes; Viabilizar o aumento do número de exames e diagnósticos; Produzir estudos de tecnologias locais para otimizar os processos de saúde e diminuir a burocracia; Incentivar e conscientizar a saúde preventiva através de ações conjuntas das secretarias responsáveis e a comunidade acadêmica e áreas ligadas à saúde.

Através de uma plataforma, levar educação contínua da população sobre o funcionamento do sistema de saúde e conhecimento das  campanhas, onde: Cada pessoa poderá acompanhar seus atendimentos no sistema de saúde, receber lembretes de seus horários e exames; A plataforma envia notificações sobre as campanhas de vacinação e prevenção vigentes.

3. Segurança

Um programa de revisão de ruas e pontos com baixa iluminação, otimizando a segurança de casas e da população. Um programa de facilitação de segurança colaborativa, com a criação de uma plataforma onde grupos de vizinhos podem ser criados para colaborarem com a segurança e com o bem-estar da sua rua e bairro; Intensificar as ações de Segurança pública com os órgãos estaduais e federais, propondo parcerias, na área de tecnologia com universidades e centros de pesquisas.

4. Empreendedorismo e Inovação: 

Manter e ampliar o programa Sala do Empreendedor, que sob minha gestão em Chapecó foi premiado como o melhor do estado em 2019; Tornar a prefeitura apoiadora oficial do ecossistema de inovação; Apoiar as aceleradoras de Startups; Desenvolver política municipal de Desenvolvimento Econômico; Proporcionar formação de pessoas através de cursos de formação profissional com foco no Empreendedorismo;  Interação entre os poderes instituídos para facilitar o desenvolvimento do município.

Programa de ciclo anual de capacitação, autodesenvolvimento e desenvolvimento do negócio do micro e pequeno empreendedor; Parcerias  com entidades de ensino para bolsas de estudo e  mentoria de pequenos negócios e para os  empreendedores; Fundo especial  de investimentos para negócios que beneficiem a comunidade.

5. Esporte 

Priorizar o Esporte amador nas mais diversas formas; Construção, ampliação e melhorias nos ginásios, quadras e áreas recreativas; Integração com as entidades representativas do segmento para definir açõe nas políticas públicas para o esporte. Programa de atividades e escolinhas de algumas modalidades para portadores de necessidades especiais, em parceria com universidades e diversas escolas; Programa de esporte para idosos, em parceria com diversas escolas e entidades, proporcionar atividade diversas para os idosos em suas comunidades, através das unidades de saúde.

6. Infraestrutura 

Intensificar as ações de regularização fundiárias e programas de moradia; Adaptar, na forma de lei, a atualização do plano diretor do município, possibilitando a continuidade do desenvolvimento territorial, urbano, econômico e ambiental; Revisão dos contratos para que não haja falta de água e luz na casa do chapecoense.

Revitalização da praça Coronel Bertaso, para que torne-se uma área de lazer  bela e segura para as famílias chapecoenses, e seja um cartão postal da nossa cidade; Revitalização, iluminação e segurança para as praças dos bairros. Atualização das placas de identificação das ruas; Manutenção dos passeios públicos; Manutenção de buracos e problemas em vias municipais.

7. Assistência Social

Fortalecer os programas de assistência social do município.Em parceria com as universidades, desenvolver um programa de castração, recolhimento e eventos para doação de animais de rua. Integrar a assistência social do município com os grupos de assistência social independentes, fortalecendo e organizando as ações. 

Ter um fundo de segurança para possíveis vendavais, tornados e demais problemas climáticos, a fim de ajudar a população atingida, de forma rápida e efetiva.

8. Turismo

Incentivo ao turismo cultural e de eventos; Incentivo ao turismo de negócios; Estreitar relacionamento com o COMTUR e Chapecó Convention para ações viáveis e inovadoras ao Setor de turismo nas mais diversas formas visando desenvolvimento e geração de emprego e renda.

9. Gestão Transparente 

Abertura ao diálogo e interagir com os Poderes Legislativo e Judiciário nas ações de desenvolvimento social, econômico do Município; Intensificar a Interação com o Ministério Público visando ações de interesse Público e bem estar dos munícipes; Incentivo à participação representativa da comunidade através de interação dos conselhos municipais e entidades representativa para dinamizar a Administração Pública Municipal; Gestionar aos Governos Federal e Estadual recursos e programas aptos e de direito ao nosso município através de nossos representantes Estaduais e Federais.


Professor Antônio e Jefferson Kuszkowski/PSOL

Foto: PSOL

1.Gestão Pública

A participação ativa das pessoas é essencial, pois, a partir de suas vivências, reconhecem suas reais necessidades. Vamos garantir o direito e o acesso à cidade, inserindo a população nos processos decisórios, tornando Chapecó mais livre, democrática e igualitária. Vamos valorizar os profissionais de carreira e reduzir os cargos comissionados sem concurso em 50%.

2.Saúde

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Faremos a intersetorialidade na área, tendo elementos como habitação digna, alimentação saudável, educação e trabalho realizadores e lazer como determinantes dessa condição. Vamos fortalecer o SUS melhorando a qualidade da saúde, reduzindo as filas para consultas, exames e cirurgias, por meio de parcerias com as universidades.

3.Educação

A educação deve ser integral, abordando temas de direitos humanos, sustentabilidade preconceitos raciais, culturais, religiosos, socioeconômicos, de gênero, de orientação sexual e outros. Vamos valorizar os profissionais da educação. Estimular a leitura com bibliotecas itinerantes e as expressões artísticas e corporais com teatro, música, dança. Vamos ampliar e construir novas unidades ampliando vagas e tempo de permanência nas creches e no ensino fundamental.

4.Mobilidade Urbana

A população chapecoense têm o direito de transitar pela cidade com eficiência e qualidade. Nos comprometemos a melhorar o transporte público, com vias rápidas e criação de terminais nos bairros, corredores de ônibus e ciclovias. Instituindo o Passe-Livre para estudantes e com metade do valor nos fins de semana, feriados e férias. Criar programas para a melhoria de ruas e regularização de calçadas em parceria com a comunidade.

5.Habitação e Ocupação do Solo

Realizaremos uma ampla regularização fundiária com suporte técnico para a adequação de imóveis e garantia dos serviços públicos de qualidade. Formar comissão técnica em parceria com as universidades e com a participação popular para a revisão do Plano Diretor. Garantir a destinação de orçamento anual para a definição de áreas de urbanização prioritárias nos bairros, a partir daquelas de maior interesse social.

6.Meio Ambiente e Saneamento Básico

É preciso incentivar os modos de vida sustentáveis. Vamos promover a identificação, preservação e recuperação de nascentes e as áreas de proteção ambiental. Buscar a garantia do abastecimento contínuo de água, com estudos de acompanhamento de sua qualidade. Criar condições para tratamento de 100% do esgoto. Ampliar a coleta seletiva de resíduos. Realizar estudos para a solução de alagamentos.

7.Esporte, Lazer e Cultura

Vamos criar/revitalizar espaços de lazer nos bairros, abrindo a escola para a comunidade. Valorizar as potencialidades atléticas, desportivas, artísticas desde a infância. Instituir uma política de substituição de nomes dos logradouros que homenageiam militares. Preservar vestígios arqueológicos e criar monumentos em memória das vítimas do genocídio indígena. Construir um centro cultural para valorização de todas as culturas, possibilitar apresentações, mostras e eventos.

8.Geração de Empregos e Renda

Vamos promover a economia solidária e apoiar os micro, pequenos e médios empreendedores. Otimizar recursos visando a geração de empregos em novas matrizes. Fortalecer o turismo ambiental, cultural, artístico e gastronômico. Apoiar a produção e comercialização industrial rural, oferecendo assistência técnica especializada. Ampliar as feiras livres.

9.Promoção da Igualdade/Diversidade

Vamos criar uma Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial. Criar um espaço para acolhida aos migrantes. Disponibilizar um disque-denúnicas, para as vítimas de práticas discriminatórias e violentas. Garantir a participação de 50% de mulheres nos cargos comissionados. Inclusão da população LGBTQI+ no mercado de trabalho. Garantir o cumprimento das leis do ensino da história e culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas.

10.Agricultura

Apoiar a industrialização e comercialização dos produtos orgânicos e agroecológicos. Vamos fortalecer e ampliar a assistência técnica à agricultura familiar e alimentação saudável, priorizando sua aquisição para merenda escolar e restaurantes populares. Criar programas de melhorias no campo, com água potável, energias alternativas, internet e rodovias.


João Rodrigues e Itamar Agnoletto/ PSD-PP-PSC-PL-PROS-DEM-REPUBLICANOS

Foto: PSD

1. Saúde

A estruturação de Centros Regionais de Saúde (CRS) para a excelência no atendimento da população chapecoense em relação à saúde e suas especialidades, controles e sinergia geridos por um sistema eficiente interligado nas estruturas da Rede de Atenção à Saúde no município de Chapecó. Fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS, como ferramenta estratégica de ações coordenadas e baseadas em informações estatísticas e dados epidemiológicos do município de Chapecó, através de servidores qualificados e sistemas informatizados integrados.  

2. Educação

Reestruturação das Escolas Parque Cidadã para atuarem em tempo integral. Reformulação da estrutura física e tecnológica das escolas da rede municipal de Ensino. Ainda contaremos com o esforço da administração municipal para a implantação de uma Escola Cívico Militar dentro do conceito da administração, didático-educacional e pedagógica para fortalecer e ampliar o conhecimento sócio emocional. Construiremos a Nova Cidade da Criança – NCC em um local próprio incentivando a cidadania das crianças.

3. Agropecuária

Com o Programa Porteira para Dentro – PPD, serão desenvolvidos projetos para dar apoio efetivo ao produtor rural e agroindústria para o escoamento da produção vegetal e ou animal, com melhoramento das vias de acesso. Contribuir para o melhoramento no abastecimento de água potável nas propriedades. Buscar junto à Empresa Distribuidora CELESC a melhoria na qualidade da energia elétrica para zona rural do município. Promover o desenvolvimento e utilização de fontes alternativas de produção de energia.

4. Infraestrutura e Mobilidade Urbana

O projeto para regionalização da Infraestrutura do município será através da reabertura da sub-prefeitura do Distrito de Marechal Bormann com parque de máquinas e servidores para atender a região Sul na manutenção e conservação de estradas do interior e do distrito. Retomada da Operação Tapete Preto – OTP, que tem por objetivo a pavimentação de 100% do município de Chapecó com a aquisição de uma usina de asfalto móvel. Manutenção permanente e pavimentação nas estradas rurais. Realização de pavimentação asfáltica de pelo menos três quilômetros por acesso às comunidades. Implantação de ciclovias no perímetro urbano para oportunizar espaço adequado para os ciclistas. Implantação do Parque Cidade das Rosas, no bairro Belvedere, em local público já pertencente ao Município.

5. Esporte

A reorganização e reestruturação do para-desporto municipal com a finalidade de valorizar os atletas e sediar o Parajasc. Desenvolver o esporte da Melhor Idade. Investir no esporte amador e sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina – Jasc. Fortalecer o Programa Atleta do Futuro. Apoio à Associação Chapecoense de Futebol (ACF) para que se mantenha e retome seu lugar de destaque.

6. Cultura

Revitalização do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, reestruturação da Secretaria de Cultura com atenção e investimentos para o desenvolvimento de artesanato local. Políticas para a área cultural em sincronia com o desenvolvimento econômico e social.  

7. Turismo e Eventos

Reestruturação do Parque de Exposições Tancredo Neves – EFAPI para a realização da tradicional feira em 2021. Discutir ideias e propostas para definir junto às entidades de representação de eventos, a retomada do crescimento do turismo de laser e de negócios na região, fomentando a movimentação econômica com a ocupação de hotéis e o comércio local do ramo de alimentação e em geral.  

8. Assistência Social

Revitalização e ampliação da Cidade do Idoso dentro do Parque da Efapi, com estrutura e atividades para os participantes da melhor idade. Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, para atendimento da população mais carente, com políticas de desenvolvimento profissional e de renda, bem como acolhimento social aos mais necessitados.

9. Saneamento Básico e Abastecimento

Definir junto a Casan uma solução imediata para a captação e tratamento de água para o município através de estudo de viabilidade de projetos da companhia de Águas e Saneamento para transferência de água da Foz do Chapecó, via Barragem de Guatambu (SC) através da estrutura já existente, até Chapecó. Ampliar a rede de coleta e tratamento de esgoto.

10. Desenvolvimento Econômico e Urbano

Busca de novas matrizes econômicas para o município promovendo o desenvolvimento e geração de emprego. Desburocratização e terceirização de parte dos serviços prestados pela Secretaria de Planejamento com a finalidade de agilizar através de novos procedimentos e processos que hoje interferem na viabilização de projetos de investimento privado no município. Ficando para o município apenas a fiscalização das obras e a análise dos projetos pela(s) empresas(s) autorizadas através de processo licitatório legal. Projeção das principais artérias (ruas e avenidas) sobre toda a extensão do município incluindo no plano diretor. Simplificação dos processos internos da prefeitura, promovendo segurança jurídica para os servidores e contribuintes. Desenvolver a cidade inteligente na área urbana voltada as necessidades públicas (administração, educação, saúde e segurança), na área rural fornecerá a infraestrutura para inclusão digital de todos os moradores e suprir as necessidades públicas.


Leonardo Granzotto e Vanusa Maggioni/ Patriota-PSL-Avante

Foto: Leonardo Vassoler/ClicRDC

1.Cidade Moderna e inteligente é a que cresce em harmonia com o meio ambiente.

Um dos exemplos é a revitalização do Parque da Efapi, integrado ao Lajeado São José, e repaginado como um espaço permanente de trabalho, eventos e lazer;

2.Redução da burocracia

Como prioridade, focada numa prefeitura digital;

3.Gestão técnica

Enxuta, transparente, eficiente, moderna e com foco na resolução de problemas da população;

4.Cidade do Futuro

Incentivo à ciência, tecnologia, inovação e cidade verde;

5.Fortalecimento

Fortalecimento de ações preventivas que visem melhorias na saúde e qualidade de vida;

6.Prevenção

Com a integração entre as forças de segurança, reforço do monitoramento eletrônico e fortalecimento da Guarda Municipal;

7.Visão de Longo Prazo

Mobilidade e infraestrutura pensadas para o amanhã.

8.Chapecó Exemplar

Coordenar esforços para tornar a cidade ainda reconhecida como polo de turismo, lazer e esporte;

9.Transformar Chapecó em referência nacional no ensino fundamental

Uma das ações é a implantação de um Colégio Cívico Militar na região do Efapi; Muitas crianças terão passado mais de 24 semanas consecutivas longe da escola – tempo sem precedentes na história do ensino brasileiro. Isso nos obriga como candidato a prefeito a priorizar uma palavra: 

10.Juntos Somos Mais

Potencializar a capacidade de investimento da Prefeitura por meio de parcerias com o setor privado e outras esferas de Governo.


Cláudio Vignatti e Pedro Uczai/PSB-PDT-PT-PV-REDE-PCdoB

Foto: Divulgação/PSB

1.Gestão Pública Conectada com a Sociedade

Implantar um modelo de gestão conectada com as demandas da sociedade. Uma administração moderna, inovadora, eficiente e integrada, tendo como elemento central a criação de um sistema de avaliação permanente de desempenho voltado à melhoria e agilidade dos serviços públicos. Ao mesmo tempo, uma gestão com caráter democrático, transparente e participativo, com ética e firmeza no combate à corrupção e à impunidade. Dentre as ações, realizar transmissão simultânea dos processos de licitação para garantir transparência de todos os atos administrativos.

2.Mais Saúde Para Mais Pessoas

Investir na estrutura de Saúde nas diferentes áreas e regiões da cidade, para ampliar e qualificar o atendimento. Dentre as principais ações: ampliar o horário de atendimento e revitalizar as Unidades Básicas, com a incorporação de novas equipes de saúde; construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) na região sul do município; implantar um Centro Integrado de Especialidades Médicas, com consulta, exame rápido, diagnóstico rápido, tratamento/cirurgia rápida); e implantar um Hospital Municipal na região da Efapi, em parceria com a iniciativa privada.

3.Educação, Ciência e Inovação

Modernizar a estrutura de ensino municipal e investir na integração entre educação, ciência e inovação, consolidando Chapecó como cidade-polo nessa área para gerar mais oportunidade para os chapecoenses. Dentre as ações, o Programa Escola Completa, com investimentos na ampliação, reforma e modernização da infraestrutura da rede municipal de ensino, com destaque para a inclusão digital de toda a comunidade escolar; e garantir educação infantil de todas as crianças de 0 a 6 anos nos bairros.

4.Desenvolvimento Econômico

Projetar e implantar um novo parque/centro de feiras e negócios; implantar um Fundo Municipal de Aval, para assegurar aos novos negócios de inovação, às micro e pequenas empresas, aos agricultores, aos sistemas cooperativos de organização produtiva, o acesso a recursos em condições de financiamento a taxas menores; fomentar a cultura da inovação e promover atividades que incentivem sua penetração em diferentes espaços e para diferentes públicos; e implantar novos distritos industriais, comerciais e de serviços. 

5.Agricultura e Interior

Criar programas de apoio às diferentes culturas e investir na infraestrutura rural, com eixos de desenvolvimento que ligam os territórios urbano e rural, incluindo a pavimentação das principais vias de acesso às comunidades e aprimorar a infraestrutura de transporte público, comunicação e internet.

6.Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública

Tornar o trânsito urbano moderno, rápido e humanizado, com a implantação das ações previstas no Plano de Mobilidade Urbana, a exemplo do Binário Central com vias de mão-única. Melhorar o fluxo de veículos de passeio, ônibus, pedestres e ciclistas. 

7.Desenvolvimento Social, Diversidade e Inclusão

Implantar políticas públicas, programas e ações de inclusão social. Dentre eles, reestruturar os Centros de Referência CRAS e CREAS; criar um programa de habitação popular; implementar políticas públicas voltadas aos direitos da mulher; construir um novo restaurante popular na região nordeste da cidade, além de ampliar o horário nos restaurantes já existentes para quem trabalha em diferentes horários.

8.Cultura 

Implementar políticas públicas para fomentar as potencialidades culturais locais, nas diferentes linguagens. Construir uma Política Municipal vigorosa, democrática e abrangente para as Artes, que abarque escolas públicas e privadas, voltada para a música, teatro, dança, circo e artes visuais, literatura, audiovisual, artesanato, cultura popular e diversidade étnico-racial – afro-brasileira, indígena, entre outros -, em estreito diálogo com toda a comunidade cultural. 

9.Juventude

Implantar políticas públicas para gerar mais oportunidade aos jovens, em diferentes áreas. Dentre elas, o programa Primeiro Emprego; criar o Conselho Municipal Da Juventude; e firmar parcerias com instituições de ensino para a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho, de acordo com as demandas do município.

10.Esporte e Lazer 

Criar políticas de incentivo ao esporte e lazer. Dentre as principais, um Fundo Municipal do Esporte para apoiar a formação esportiva em parceria com o setor empresarial; criar o Programa Prata da Casa, que atuará para a iniciação e a formação de atletas, e o Bolsa Atleta, para o esporte universitário.

11.Meio Ambiente e Sustentabilidade 

Garantir o acesso à água de qualidade para todos os chapecoenses, da cidade e do interior; instituir a Política Municipal de Sustentabilidade Ambiental; implantar o Programa Municipal de Coleta de Águas Pluviais e o Plano de Drenagem de rios e córregos; e criar o Programa de Arborização para ruas, praças e avenidas.


Cleiton Fossá e Giovani Balen/MDB

Foto: MDB

1.Gestão pública colaborativa, transparente e eficiente

• Criar e instituir a Política Municipal de Transparência e Controle Social, assim como, o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social efetivando o Programa de Integridade Pública (COMPLIANCE PÚBLICO) em Chapecó;

• Implantar o “EFICIENTÔMETRO”, ferramenta a ser disponibilizada no site da Prefeitura e em modo físico, contendo relatórios semestrais sobre o índice de resolução das demandas encaminhadas pelos cidadãos e grau de satisfação no atendimento dos serviços públicos municipais.

2.Desenvolvimento econômico e social

• Criação do “Recupera Chapecó”, um plano de recuperação econômica pós pandemia, em parceria com entidades empresariais e industriais, com vistas a enfrentar as diferentes demandas dos setores mais impactados, fortalecer as empresas e indústrias mais afetados pelas medidas restritivas e criar novas oportunidades de negócios e geração de empregos no pós Coronavírus.

3.Chapecó sustentável, inteligente e segura

• Elaborar o Plano municipal de segurança pública, visando a redução da criminalidade no município, com a participação da comunidade e de outras esferas governamentais, por meio de pesquisa de campo e estudos técnicos, com dados estatísticos.

4.Chapecó Educadora e inclusiva

• Propor políticas de formação e desenvolvimento dos indivíduos e da comunidade, garantindo que todos possam aprender ao longo da vida. Para tanto se faz necessário a valorização da carreira do Magistério, com base no Plano de Cargos e Salários, bem como, melhoria da infraestrutura na educação municipal.

5.Saúde pública de qualidade e resolutiva

• Criar o “Plano de Gestão de Passivos da Saúde”, plano de enfrentamento às demandas represadas pela pandemia, e filas de espera no SUS, com implantação de protocolo padronizado, unificado e informatizado de atendimentos.

6.Chapecó com desenvolvimento rural e agricultura forte

• Capacitar os empreendedores rurais para ampliação e geração de novos negócios, combinando o fortalecimento da atividade agrícola com o turismo rural;

• Aprimorar a infraestrutura de estradas rurais e acesso a serviços públicos básicos, como transporte, saúde e educação pública.

7.Cultura, esporte e lazer

• Fortalecer o Fundo Municipal de Cultura por meio de receitas do orçamento municipal, na busca de recursos estaduais e federais e outras receitas previstas na Lei nº 5892, de 11 de novembro de 2010;

• Captar recursos para implementar o programa “ESPORTE LEGAL” com a finalidade de promover e ampliar a prática esportiva no município.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se