O Grupo Condá de Comunicação realizou, na manhã desta sexta-feira (30), a quinta sabatina com os candidatos a prefeito de Chapecó. O entrevistado foi o candidato Claudio Vignatti (PSB), que concorre à prefeito a coligação “Frente de Oposição”, com os partidos PDT / PT / PSB / PV / REDE / PC do B.
A sabatina foi mediada pela jornalista Raquel Lang e contou com a participação dos colaboradores: o professor Givanildo Silva; o jurista Robson Santos; o jornalista Diego Antunes; o jurista Tiago Etges; e o jornalista Marcelo Lula.
Propostas para educação municipal
O professor Givanildo Silva iniciou os questionamentos ao abordar a educação municipal. Ao candidato, ele questionou quais são as propostas para valorizar as escolas públicas do município.
Cargos comissionados e nomeações
O jurista Robson Santos deu andamento às perguntas ao questionar Vignatti sobre os cargos comissionados e nomeações que o candidato já teve. “O senhor exerce alguma atividade privada?”, questionou.
Abastecimento de água
O jurista Tiago Etges questionou sobre o problema de distribuição e gestão de água e esgoto em Chapecó. Ele pergunta sobre a parceria público-privada que o candidato propõe, uma vez que há um processo licitatório em vigência.
Composição política
O jornalista Diego Antunes abordou a composição política da candidatura de Vignatti. Ele questionou sobre a relação entre o candidato e o partido em que ele era filiado anteriormente – o Partido dos Trabalhadores (PT) – e sobre os índices de rejeição nas pesquisas eleitorais.
Pesquisa de intenção de voto
Após uma fala de Vignatti, em que ele questiona o método de coleta de dados do Instituto Mapa – contratado para realizar a pesquisa do Grupo Condá de Comunicação – o professor Givanildo Silva questionou o candidato sobre uma ação movida pelo PT, partido que faz parte da coligação Frente de Oposição, que pede a não-divulgação do resultado.
Rejeição nas pesquisas
O jurista Robson Santos questionou o candidato sobre os altos índices de pesquisa que são apontados durante a campanha eleitoral. “Como o senhor avalia este alto índice de rejeição, inclusive da sua candidatura, aqui em Chapecó?” pergunta o jurista.
Mudanças de trânsito
O jurista Tiago Etges abordou o trânsito no município. Ele questiona como o candidato pretende trabalhar a viabilização de recursos para o Contorno Extremo-Oeste, o entroncamento do acesso à BR-282, as vias principais da área central e a avenida São Pedro.
Segurança Pública
O jornalista Diego Antunes trouxe à sabatina o assunto segurança pública. Ele pede à Vignatti como que ele pretende realizar as propostas relacionadas à segurança com o número baixo de efetivo no município.
Relação com Júlio Garcia
A jornalista Raquel Lang iniciou o segundo bloco ao perguntar para o candidato detalhes sobre a relação entre ele e Júlio Garcia (PSD) – já que Vignatti atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no gabinete do deputado.
Participação da mulher na política
O bloco seguiu com perguntas dos ouvintes. A jornalista Raquel Lang foi a mediadora da questão, em que uma espectadora do programa questiona sobre como o partido de Vignatti, o PSB, trata as candidaturas de mulheres. A ouvinte alega que a mulher de Vignatti, que é candidata a vereadora, teria sido a única a receber o fundo partidário.
Disparidade na distribuição do fundo partidário
Após o esclarecimento do candidato, jornalista Raquel Lang reforça a explicação e pede sobre a política do partido – que, segundo ele, destina mais recursos para quem busca a reeleição, já tem mandato, ou disputa cargos de prefeito (a).
Agricultura familiar
Ainda através das perguntas dos ouvintes, a jornalista Raquel Lang questionou o candidato sobre as propostas de incentivo à agricultura familiar.
Dinheiro da campanha
O professor Givanildo Silva perguntou à Vignatti sobre o fundo de campanha. Segundo ele, o candidato tem o recurso de R$ 500 mil. “O senhor vai usar este dinheiro todo?” pergunta.
Acordo com o vice-prefeito
O jurista Robson Santos questionou o candidato sobre o vice, Pedro Uczai (PT), que atualmente é deputado federal, se há algum acordo para que ele tenha aceitado disputar a eleição.
Próxima sabatina
O próximo candidato à ser sabatinado pelo Grupo Condá de Comunicação, por ordem de sorteio, é Leonardo Granzotto (PATRIOTA), na terça-feira (3). A entrevista será coordenada pela jornalista jornalista Raquel Lang e ocorrerá no espaço do programa Estúdio Condá – das 09h às 10:30h – com transmissão pela Condá FM 98.9,e portal ClicRDC. O programa acontece no auditório do Grupo Conda de Comunicação.