Universidades de Chapecó mantém aulas à distância mesmo após Governo autorizar aulas presenciais

Desde segunda-feira (6), as aulas nas universidades estão autorizadas para retomar aulas presenciais

Foto: Reprodução/MCTIC

Desde segunda-feira (6), as aulas nas universidades estão autorizadas para retomar aulas presenciais, desde que sigam orientações estabelecidas em portaria pela Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina. Mesmo após o decreto, as principais universidades de Chapecó informaram que ainda não retornarão todas as aulas presenciais no momento. 

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) informou que as decisões sobre o retorno das aulas presenciais são tomadas pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão colegiado deliberativo que tem a competência de decidir a respeito. Segundo a Universidade, o Conselho tem feito reuniões de avaliação para o retorno de forma segura, mas desde abril, disciplinas são ofertadas no formato não presencial. A próxima reunião do Consuni acontece na segunda-feira (13). 

Já a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) afirmou que, no momento, continuará as aulas de forma remota já que o primeiro semestre de 2020 está quase no fim – com exceção de alguns estudantes formandos que são chamados para aulas práticas na Universidade. Para o segundo semestre, inicialmente, a Unochapecó prepara-se para um retorno ainda com atividades à distância. 

Com apenas a realização de atividades práticas em laboratórios e estágios em forma presencial, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) continua com atividades de forma remota até o dia 2 de agosto. A Universidade informou que o segundo semestre letivo está previsto para iniciar no dia 3 de agosto, e até esta data, as ações da Unoesc serão comunicadas aos estudantes por meio dos canais de comunicação institucionais e de comunicação interna.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) disse que prioriza, no momento, o ensino remoto por meio das plataformas digitais. Neste contexto, os trabalhos serão retomados no dia 22 de junho. A Administração da Universidade informou que “qualquer possibilidade de retorno presencial das atividades na universidade será feita de forma gradativa e também após avaliação conjunta com diretores-gerais e assistentes de cada unidade em Santa Catarina, já que a instituição está presente em várias regiões do Estado”.

Já a Unidade Central De Educação Faem Faculdade (Uceff) informou que as aulas práticas foram retomadas no dia 15 de junho, conforme orientação do Governo do Estado de Santa Catarina. A Universidade prepara retorno às aulas presenciais a partir do dia 03 de agosto.