OUÇA AO VIVO

InícioEDUCAÇÃOTaekwondo: as lutas no contexto escolar

Taekwondo: as lutas no contexto escolar

(Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação)

As crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Pelizza, Bairro Líder, tiveram uma aula especial. Atletas integrantes da Associação Chapecoense de Taekwondo fizeram uma demonstração do esporte e levaram atividades da modalidade aos alunos da pré-escola. A aula foi a finalização do projeto “Quem Luta, NÃO Briga: Taekwondo na educação infantil” desenvolvido pela professora Camila Romanzini Skonetzky nas aulas de Educação Física. O objetivo do projeto foi desenvolver atividades lúdicas facilitando a aprendizagem motora e controle corporal, tendo como referência os movimentos do Taekwondo, para estabelecer regras de convivência e limites.

A prática do Taekwondo no campo educacional pode proporcionar às crianças a utilização e exploração de gestos motores diversos, possibilitando assim a ampliação do seu repertório de movimento. “Eu aprendi a fazer a formação e depois chutar, eu gostei” relata o aluno Enzo Bertoldi. Outro aspecto de grande importância, que é possível trabalhar com as lutas no contexto escolar, são as relações interpessoais, pois estas práticas preveem o desenvolvimento de princípios básicos como cortesia, integridade, perseverança e autocontrole. “Eu gostei muito de aprender Taekwondo, aprendi que não pode brigar”, relata a aluna Julia da Silva.

A professora Camila direcionou seu trabalho tanto para o desenvolvimento dos aspectos motores das crianças quanto para os comportamentais, visando desenvolver o respeito, companheirismo e ao mesmo tempo disciplina. “Foi uma experiência enriquecedora, tanto para mim como para as crianças, por ser algo diferente eles se sentiam atraídos, me viam no corredor e pediam se hoje era o dia do Taekwondo” destacou a professora.

- Continua após o anúncio -

A presença da equipe que representa o nosso município nas competições da modalidade, com seus uniformes de competição e alguns equipamentos, despertou ainda mais a curiosidade das crianças que assistiram a demonstração realizada pelos atletas e participaram da aula demonstrando muito empenho e dedicação. “Trazer a equipe foi importante para oportunizar momentos de trocas de experiências com aquilo que já havia trabalhado nas aulas, fazendo as amarras de todo processo entre, movimento e comportamento” finaliza a professora.

A Secretária de Educação de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca a importância do trabalho com essa diversidade de práticas pedagógicas no Currículo da Educação Infantil. “Elas oportunizam situações nas quais as crianças podem desempenhar um papel ativo e vivenciar desafios”, finalizou.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se