As inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) iniciam nesta terça-feira (22). Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem buscar uma das mais de 235 mil vagas espalhadas em todo o Brasil. Somente em Santa Catarina há 6 mil oportunidades disponíveis.
O Sisu, do Ministério da Educação (MEC), utiliza a nota do Enem para classificar e selecionar os estudantes nessas vagas. Quem fez o Enem em 2018 pode acessar o sistema pela internet e encaminhar a inscrição. O próprio site é responsável por definir as notas mínimas para cada curso, conforme a demanda de inscrições e o desempenho dos candidatos nas provas.
Além do site, os candidatos podem se inscrever e acompanhar o processo pelo aplicativo do Sisu, disponível para celulares com os sistemas Android e iOS. Para acessar o sistema, é preciso ter em mãos o CPF e a senha do sistema de inscrição do Enem 2018.
Os estudantes podem se inscrever em até duas opções de cursos, podendo ser chamados, conforme a classificação, para uma ou outra oportunidade. Quem não for selecionado precisará acessar novamente o sistema, para informar se pretende seguir na lista de espera dos cursos que escolheu, podendo ser convocado posteriormente para ingressar na universidade.
Em Santa Catarina, as vagas abertas são na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As mais de 6 mil vagas estão espalhadas por 246 cursos, oferecidos por essas instituições.
No Estado, o maior processo de seleção pelo Sisu é o da UFSC. A universidade oferece 1.930 oportunidades, em 100 graduações diferentes.
*Informações Diário Catarinense