
A prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Educação, divulgou nesta sexta-feira (17), uma nota sobre a demanda de aproximadamente 600 crianças da educação infantil e do anos iniciais do ensino fundamental, que estavam sem vagas em instituições de ensino do município, na região do bairro Efapi. Conforme a Administração Municipal, um plano estratégico em parceria com escolas estaduais e a Unochapecó foi estabelecido, para garantir acesso à educação de qualidade para todas as crianças do bairro.
Confira a nota da Secretaria de Educação de Chapecó
NOTA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Matrícula para alunos do 9º ano
Chapecó, 16 de novembro, quinta-feira:
Buscando atender a demanda de aproximadamente 600 crianças da educação infantil e do anos iniciais do ensino fundamental em 2024 e discutido em uma audiência pública realizada em junho deste ano, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação em conjunto com o Governo do Estado de Santa Catarina, estabeleceu um plano estratégico em parceria com escolas estaduais e a Unochapecó. O objetivo é utilizar as instalações da Universidade para concentrar as turmas do 9º ano do ensino fundamental.
O plano estratégico busca resolver uma demanda imediata diante do processo de imigração, migração e aumento populacional na região da Efapi, enquanto novos prédios municipais são construídos nos próximos três a quatro anos. A iniciativa destaca o comprometimento conjunto das redes municipal e estadual em garantir acesso à educação de qualidade para todas as crianças do Bairro Efapi. Neste sentido, as famílias não terão nenhum custo para que seus filhos estudem na Universidade UNOCHAPECÓ; o governo estadual assumirá todos os alunos do 9º ano da Rede Municipal e irá arcar com todos os custos, uma vez que esses alunos irão para o ensino médio em 2025.
Em reunião realizada no dia 14 de novembro, também foi debatida a possibilidade de ampliação da EEB Tancredo de Almeida Neves.