Convidamos você para fazer, a partir de agora, um percurso com vídeos e histórias sobre uma situação que se arrasta por anos em Chapecó. A Escola de Educação Básica Marechal Bormann abriu no final de maio um abaixo-assinado digital, em que a comunidade poderá se engajar pela reforma e ampliação da escola, respeitando as regras que o tombamento da estrutura de quase 70 anos exige. Começamos apresentando um dos locais mais simbólicos da estrutura da escola, que é o pátio central:
A Escola Marechal Bormann foi fundada em 1930. Sua importância para o desenvolvimento de Chapecó é vital. Algumas das suas ações rotineiras se tornaram símbolos do município, como a banda da escola, que marca com suas apresentações.
Esta banda atualmente faz os seus ensaios no ginásio da escola, que é uma das estruturas mais novas. No entanto, falta espaço adequado para guardar os instrumentos. Essa é apenas uma das demandas que são explanadas pela assistente de direção da escola, Ariane Lucietto:
A escola correu risco de municipalização em 2021, junto com outras unidades escolares estaduais de Chapecó, o que causou muita polêmica. Logo após o afastamento desta possibilidade, a principal pauta de reivindicação da escola é a retomada do antigo anseio de melhorias na estrutura física do colégio, como relata o professor de Libras, e integrante do Conselho Deliberativo, Matheus Horn:
Atualmente a escola tem 900 alunos, distribuídos em 34 turmas, que vão do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Das 15 turmas de Ensino Médio, cinco são do Novo Ensino Médio, que tem uma matriz diferente, com 31 aulas semanais.
A unidade escolar tem um trabalho forte junto a alunos com deficiência auditiva, tendo oficinas de Libras no contra turno escolar. Também há o Atendimento Educacional Especializado para atender alunos com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). E os estudantes estão engajados e conscientes da necessidade de melhorias no Marechal, como expressa Hionara Silveira, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental:
A iniciativa da campanha para a reforma partiu da Associação de Pais e Professores, em conjunto com o Conselho Deliberativo da escola. Você pode apoiar esta campanha firmando o abaixo-assinado na plataforma Change.org, de forma gratuita, seguindo o passo a passo:
Ainda, para apoiar a campanha, integrantes egressos e alunos dos cursos de comunicação da Unochapecó estão finalizando um documentário sobre os 90 anos da escola, completados em 2020. Este material deverá ser lançado durante o inverno, e está sendo produzido desde junho de 2021.
Por fim, se espera a ação imediata das autoridades, sem fins eleitoreiros, mas pelo puro dever de fazer um sistema educativo que já está cheio de vícios e problemas, tenha um pouco mais de dignidade. Nem que para isso tenhamos que “reformar” até as árvores, conforme o aluno Bernardo Copatti, do 6º ano, que possui autismo:
Imagens das entrevistas: Nayan Raldi