Reciclar: Centro Infantil trabalha ações de conscientização com crianças em Chapecó

Separar o lixo, reutilizar material, plantar árvores e cuidar da horta – foram algumas das atividades desenvolvidas com os alunos

Foto: Secom Prefeitura/Divulgação

O Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Adelina Carlesso trabalha com as crianças um projeto que tem como objetivo desenvolver os hábitos de redução da produção de lixo, bem como promover ações de reutilização e reciclagem de materiais. Como resultado, otimizar o uso e a destinação correta dos resíduos recicláveis e orgânicos. O CEIM fica rua Cunha Porã, no loteamento Alice II, no bairro Efapi – em Chapecó (SC).

Os professores trabalharam com as crianças sobre os tipos de lixo, a importância da sua separação e limpeza para efetivar a reciclagem de resíduos sólidos. Também, refletiram com os alunos sobre a matéria prima utilizada dentro da instituição a fim de desenvolver ações de redução da produção de lixo.

As lixeiras do CEIM foram reorganizadas e identificadas, as crianças aprenderam de forma lúdica, a separar e descartar resíduos de forma correta e consciente. Foram espalhados pelo CEIM, algumas dicas sobre qual é o destino correto para cada resíduo, para facilitar a separação e a criação de um panfleto explicativo sobre a separação dos resíduos sólidos para levar para casa com uma linguagem simples.

Brinquedos

No CEIM foram construídos brinquedos para desenvolver hábitos de reutilizar diferentes objetos e materiais. A atividade contou com a participação das famílias.



As crianças e os professores também desenvolveram outras atividades durante as aulas, como: produção de sabão líquido, para reutilizar óleo de cozinha; plantio de árvores; confecção de sapos com pneus usados para o plantio de flores, também uma horta, onde cada turma ficou responsável pelo plantio e cuidado de verduras, chás e temperos.



Lixo Zero

O projeto foi construído a partir do programa municipal “Lixo Zero”, no qual os professores e funcionários do CEIM receberam formação durante as paradas pedagógicas, e ministrada pela equipe gestora. Segundo a Gestora, Salete Alves Gazaro, “trabalhar está problemática com as crianças é acreditar que a mudança pode vir delas e começar com as iniciativas pequenas, que ajudam a construir um melhor entendimento sobre a questões ambientais e refletem em atitudes dentro e fora do espaço da instituição”.

De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, o trabalho realizado pelos professores de Educação Infantil, especialmente sobre essa temática, contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e ao mesmo tempo multiplicadores deste conhecimento.