O prefeito João Rodrigues anunciou, em coletiva de imprensa na manhã de hoje, a criação da Escola Básica Municipal Cívico-Militar Eli Maria Bellani, que vai abrir mil vagas para alunos do 6º ao 9º ano no ano de 2025, em Chapecó. A escola vai funcionar nas dependências da Unochapecó, com espaço alugado de 3,7 mil metros quadrados e acesso aos laboratórios da universidade, com foco em tecnologia e inovação para estudantes da Grande Efapi.
O projeto visa não só solucionar a falta de vagas na região, mas também oferecer educação de qualidade e oficinas nas áreas de tecnologia da informação, inteligência artificial e atividades no Espaço Maker. “Essa será uma escola modelo”, destacou Rodrigues, explicando que a nova estrutura permitirá ensino em tempo integral, das 7h às 19h, e acesso aos recursos tecnológicos da universidade.
O reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski, celebrou a parceria e destacou o caráter inovador da instituição, que também disponibilizará 60 vagas para alunos da rede municipal em um projeto de pesquisa com metodologias de aprendizagem personalizada e inteligência artificial.
Com a nova escola e outras expansões, como o CEIM Mário Lanznaster e unidades no bairro Desbravador e Santa Maria, a Prefeitura de Chapecó projeta abrir cerca de 3,8 mil novas vagas na educação municipal em 2025.