terça-feira, novembro 26, 2024
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MEC discute educação digital e currículo

Atividade faz parte do ciclo de seminários e oficinas Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) promoveu nesta terça-feira, 2 de abril, o segundo encontro do ciclo de seis seminários chamado Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica. O evento foi transmitido pelo canal do MEC e pelo canal Conviva Educação no YouTube. A transmissão foi feita em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A atividade faz parte do eixo de Currículo do Escolas Conectadas. 

Dessa vez, a pauta da discussão foi “Educação digital e currículo” e contou com a participação de pesquisadores e especialistas divididos em dois painéis. O primeiro, sobre “Desafios curriculares da educação digital”, foi moderado pela diretora de Apoio à Gestão Educacional, Anita Stefani. Já o segundo tratou da “Integração da educação digital nos currículos”, com moderação por Eduardo Ferreira da Silva, dirigente municipal de Educação de Canarana (MT). Marcaram presença no segundo painel representantes das redes municipais de Sobral (CE), de São Paulo (SP) e da rede estadual de educação de Alagoas. 

O evento foi aberto pela secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. Ela destacou que a Pasta tem retomado o papel do MEC como articulador de políticas voltadas para a educação básica e que o regime de colaboração entre os estados, os municípios e o Distrito Federal é fundamental para o sucesso de tais políticas. “Nós temos o grande desafio de implementar a educação digital nos currículos brasileiros e sabemos que precisamos fazer isso encontrando as múltiplas realidades regionais, estaduais e municipais”, argumentou. 

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Para a secretária, a promoção da cidadania digital é crucial. De acordo com ela, é preciso “fazer com que o ambiente da internet, que pode ser profícuo para avançar no conhecimento significativo, não se torne um ambiente violento, promotor de racismo e de intolerância. Que a gente possa, cada vez mais, desenvolver uma linguagem fraterna e colaborativa, onde possamos aprender, cada vez mais, juntos, trocar experiências e apoiar aqueles que mais precisam”. 

Kátia Schweickardt ainda destacou a importância do apoio e da liderança dos dirigentes municipais e estaduais de educação para organizar essa frente dentro dos currículos. “Não currículos como documentos mortos, e sim como orientadores de práticas pedagógicas vivas, intencionais e promotoras de conhecimento significativo”, finalizou. 

O painel “Desafios curriculares da educação digital” teve a participação de: Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br; Lúcia Delagnello, consultora da unidade de EdTech do Banco Mundial; e José Armando Valente, do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

Já o painel “Integração da educação digital nos currículos” contou com a presença de: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, secretário de Educação do município de Sobral; Regina Gavassa, coordenadora de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e Ricardo Martins, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. 

Fonte: Agencia Gov

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