A implementação dos Planos de Contingência (PlanCon) das 89 unidades da rede municipal de ensino de Chapecó, para a volta das aulas no dia 18 de fevereiro, serão detalhados numa capacitação para 150 gestores, nesta quinta-feira (28) e na próxima sexta-feira (29), no Centro de Cultura e Eventos.
“Estamos orientados sobre os protocolos de prevenção, o uso de máscara, medição de temperatura, tapetes sanitizantes, álcool gel e distanciamento, entre outras medidas. As crianças devem estar de máscara e levar sua garrafa de água. Nós compramos máscaras reservas também. Os pais devem estar atentos para não mandarem para a escola crianças com sintomas suspeitos de Covid-19. Nesses casos devem procurar as unidades de saúde”, explicou a secretária de Educação, Astrit Tozzo.
Ela explicou que, em cada unidade, haverá um Comitê de Contigenciamento da Covid-19, formado por pais, professores e alunos, que farão o acompanhamento do cumprimento das medidas.
Além do PlanCon foi realizado o planejamento para a recuperação do conteúdo que foi perdido no ano passado, além da adaptação paras as aulas no formato híbrido, uma semana presencial e outra virtual, caso o mapa de risco da região permaneça na cor vermelha, que é gravíssima, para risco de Covid-19 (atualmente a região de Chapecó encontra se em fase vermelha, nível ‘gravíssimo’). Segundo a Administração Municipal, a partir do nível de risco de contágio de Covid-19 ‘grave’, é possível aulas 100% presenciais.
Marília Bernardi, gestora do Centro de Educação Infantil Municipal Pequeno Príncipe, disse que está sendo muito boa a capacitação.
“Este momento é realmente muito importante em função de que nós que estamos à frente das Instituições de ensino e precisamos nos assegurar o máximo possível de que estamos agindo de forma correta a fim de garantir que o PlanCon seja executado da melhor forma possível pensando no bem estar das nossas crianças e de toda comunidade escolar”, destacou a gestora.