Os estudantes Maria Eduarda Ossucci de Souza e Antony Gemeli Cherubini, que frequentam o Ensino Médio no Colégio Marista São Francisco, conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2022. Além deles, o colégio garantiu cinco medalhas de prata, três de bronze e nove menções honrosas. No total foram 19 premiações recebidas na olimpíada de conhecimentos.
A competição aconteceu em duas fases on-line, e a solenidade de premiação será realizada no dia 23 de novembro. Esta edição bateu recorde de participantes, com mais de três milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio inscritos.
Segundo o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, Angelo Leubet, o ótimo resultado é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar: “Conquistar 19 premiações em uma competição nacional tão concorrida é um resultado bastante expressivo e que comemoramos com muito orgulho. É a certeza que estamos trilhando um caminho educacional promissor para nossos estudantes”.
Como funciona a ONC
A Olimpíada Nacional de Ciências é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com a Associação Brasileira de Química (ABQ); a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Instituto Butantã, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Os participantes, alunos do 6° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, resolvem questões de História, Astronomia, Química, Física e Biologia. O objetivo da competição é estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, pesquisa e sociedades científicas das escolas e incentivar o ingresso de estudantes interessados nas áreas científicas e tecnológicas de universidades ou setores produtivos.