OUÇA AO VIVO

InícioEDUCAÇÃODuas escolas de Chapecó terão o Novo modelo de Ensino Médio em...

Duas escolas de Chapecó terão o Novo modelo de Ensino Médio em 2020


Foto: Heber Coimbra / Secom

O Novo Ensino Médio será implementado a partir de 2020 em 120 escolas-piloto de Santa Catarina. O modelo tem uma carga horária maior, currículo mais flexível organizado por áreas do conhecimento. O modelo é voltado para as necessidades, competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelo aluno. Em Chapecó duas escolas vão implantar a novidade: EEB Coronel Ernesto Bertaso e EEB Tancredo de Almeida Neves

Essa política foi definida na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que estabelece que todas as escolas do país devem adotar o modelo até 2022. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, explica que a mudança será gradativa e que as 713 escolas que oferecem Ensino Médio no estado já estarão trabalhando com o novo modelo até o final de 2022. “Santa Catarina aderiu ao Novo Ensino Médio compreendendo que esta é forma de aprendizado que realmente irá preparar os jovens para o futuro, tanto na vida acadêmica quanto na formação técnica, se assim preferirem”.

Compete aos estados a organização de rotas de aprendizagem. Cerca de 200 profissionais das 120 escolas que aderiram ao chamado do Ministério da Educação (MEC) passaram por formação realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

- Continua após o anúncio -

Veja a lista completa de escolas

Chapecó

Na capital do Oeste, duas escolas vão aderir ao novo modelo de ensino médio. EEB Coronel Ernesto Bertaso e EEB Tancredo de Almeida Neves.

Silvane Moreira, diretora da Escola Coronel Ernesto Bertaso, disse que o coordenador da escola já passou por formação. Nesta quinta-feira vai ter o planejamento dos torcedores. “Toda a quinta-feira eles tiram um momento para estudar o Novo Ensino Médio”.

A grade do primeiro ano já foi definida. “Vão ser seis aulas por período. Não vai ser em tempo integral e vai ser de segunda a sexta no período da manhã”, completou a diretora.

Cátia Farias, Diretora Geral da EEB Tancredo de Almeida Neves, diz que a instituição fez uma pesquisa. “Foi constatado que a comunidade gostaria que o seu filho estudasse em turno único. Nós não temos ainda a matriz em mão. A princípio são seis aulas de manha”, disse a diretora.

Cátia ainda diz que ainda existem vagas de matrículas. “Eu já tenho uma procura muito grande. Os pais estão querendo saber como vai ficar. Desde 2011 a gente está fazendo este processo de aumento de hora aula”, completou.

Mudanças na carga horária e itinerários formativos

No dia a dia dos estudantes, uma das principais mudanças será a carga horária, das atuais 800 horas/aula/ano para mil horas. As horas/aula distribuem-se entre a Formação Geral Básica (mínimo de 1,8 mil horas nos três anos); e a Formação Específica via Itinerários Formativos, contemplando habilidades próprias a uma ou mais áreas de conhecimento ou formação técnica e profissional (mínimo de 1,2 mil horas nos três anos).

A Formação Geral encontra embasamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe a organização curricular por áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Sobre o Ensino Médio em SC

Em 2019, 190 mil alunos estão matriculados no Ensino Médio da rede estadual de Santa Catarina. São 713 unidades escolares que ofertam essa etapa no ensino regular. Outros 15,5 mil alunos cursam o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se