OUÇA AO VIVO

InícioEDUCAÇÃOA educação fortalece cultura indígena

A educação fortalece cultura indígena

(Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação)

A educação tem um papel importante na vida das pessoas, e isso não é diferente nas comunidades indígenas de Chapecó que têm as escolas como espaço importante para o fortalecimento da cultura desse povo. As escolas, em alguns momentos, trabalham em conjunto para promover ações educacionais. Além disso, os espaços escolares são utilizados por toda a comunidade da aldeia, não se restringem somente às aulas, mas são locais onde acontece a maioria dos eventos, principalmente os relacionados à valorização da cultura indígena.

Por isso, entre os dias 15 e 18 de abril, acontece na Aldeia Kondá em Chapecó a XVI Semana Cultura Indígena, com o tema “20 anos da Aldeia Kondá”. A Rede Municipal oferece o ensino nos Centros de Educação Infantil – CEIM e a rede estadual oferece o ensino fundamental anos iniciais e finais. Na Aldeia Condá há a Escola Indígena de Ensino Fundamental – EIEF Sape Ty Ko e o Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Sãpe TyKó Si. Na Aldeia Toldo Chimbangue há a EIEF Fen’nó e o CEIM Toldo Chimbangue, que atende alunos da Aldeia Toldo Chimbangue e da Aldeia Guarani. Todos os alunos têm garantido o aprendizado na sua língua materna, conforme a legislação.

O objetivo da Semana Cultural é fortalecer a identidade étnica, bem como valorizar a tradição indígena. Esse evento é de grande relevância para preservar a cultura indígena, além de ser uma importante ação de aproximação entre a escola e a comunidade. As Escolas estavam organizadas para receber o público externo com apresentações artísticas, exposição de fotos, materiais didáticos, comidas típicas e artesanatos. Estiveram presentes autoridades de Chapecó e alunos de outras escolas da região, da rede municipal, estadual e particular.

- Continua após o anúncio -

As Comunidades Indígenas vivem uma constante luta para buscar reconhecimento, valorização e autonomia, eventos como este são fundamentais para mostrar os trabalhos desenvolvidos, especialmente nas escolas da comunidade. A educação cada vez mais vem sendo percebida como um instrumento de empoderamento na luta pela garantia de direitos, as escolas indígenas consideram as diferenças culturais na forma de aprender e ensinar, diferenças que vão desde os aspectos antropológicos até os históricos e psicopedagógicos de cada povo. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, destaca a importância do trabalho desenvolvido nas Escolas e CEIM das comunidades indígenas. “Esses eventos tem grande relevância de eventos como estes para a valorização da educação indígena nos municípios de Chapecó”, comentou.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se