OUÇA AO VIVO

InícioECONOMIASicredi alerta sobre resgate de investimentos no fim do ano

Sicredi alerta sobre resgate de investimentos no fim do ano

Saiba Mais

Chegamos ao fim de mais um ano e a pauta do momento são as expectativas e as projeções econômicas para os próximos 365 dias. Por falar nisso, queremos alertá-lo sobre uma situação que pode prejudicá-lo. Muitos acreditam que resgatar seus investimentos no fim do ano traz isenção da responsabilidade de declará-los no imposto de renda. Fique atento porque essa informação é falsa. Vamos explicar melhor! Confira a seguir:

Rendimentos demandam a declaração do imposto de renda

De acordo com a Receita Federal, o que demanda a declaração do imposto de renda é a obtenção de rendimentos, independentemente se os recursos forem sacados ou não antes do fim do ano. O assessor de investimentos da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Humberto Canova, explica quepor muito tempo circularam informações de que existiria um benefício em ocultar de certa forma o recurso na virada do ano.

- Continua após o anúncio -

Porém, desde 2015, todas as instituições financeiras, corretoras e seguradoras passaram a ter a obrigação de encaminhar a declaração de movimentações financeiras à Receita Federal. Nessa declaração, constava o fechamento de 31 de dezembro, o que fazia com que abrisse essa brecha de possibilidades para os investidores. No entanto, a partir de 2016, entrou em vigor a Lei Financeira, que obriga que todas as instituições disponibilizem à Receita Federal as informações referentes às movimentações do ano.

Perda de remuneração

Fique atento! Ao sacar uma aplicação financeira no fim do ano e reaplicá-la no início do ano seguinte, o associado tem perdas de remuneração. As alíquotas do Imposto de Renda (IRRF) sobre Sicredinvest, RDC e Fundos de Renda Fixa/Multimercado são decrescentes de acordo com o prazo de permanência da aplicação. Logo, quanto maior o prazo de permanência dos recursos, sem a ocorrência de resgates, menor será a alíquota de imposto de renda e maior será a remuneração apropriada pelo associado. Portanto, ao resgatar e reaplicar os recursos, o associado volta a ser tributado pela maior alíquota de IR. A única exceção são Fundos de Ações que possuem alíquota única de 15%.

Uma excelente notícia para começar o ano novo

Queremos aproveitar o momento para compartilhar uma informação que nos enche de orgulho. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, teve sua avaliação corporativa elevada pela Moody’s Local e conquistou o rating mais alto da agência, passando de AA+ para AAA. Você sabe o que isso significa? Nada mais é do que a comprovação de que a cooperativa tem um dos perfis de crédito mais seguros e menos arriscados avaliados pela agência de classificação de risco.

Aproveite e invista com segurança no Sicredi

Se você já é um associado Sicredi, procure seu gerente e escolha o investimento ideal para começar 2023 com o pé direito. Ainda não é associado? Entre em contato com a agência mais próxima e conheça as soluções destinadas a você, sua empresa ou sua atividade do agro. Também é possível se tornar associado pelo WhatsApp (51) 3358-4770 ou fazendo cadastro no site www.sicredi.com.br.

Foto: Divulgação

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se