O Dia das Crianças, celebrado na quarta-feira (12), deve movimentar o comércio chapecoense nos próximos dias. A previsão é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) que está otimista com as perspectivas de vendas para a data que representa a terceira mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal e Dia das Mães.
Em Santa Catarina, uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) sobre a intenção de compras aponta alta de 20% no gasto médio (R$ 236,18). Em termos reais, considerando a inflação, as famílias pretendem desembolsar 10,37% a mais diante de 2021.
Cerca de sete em cada dez devem realizar as compras durante a semana que antecede a data: 48,2% na semana (dias úteis), 16,5% na véspera e 3,4% no dia. Quase a metade deve presentear com brinquedos (47,1%), seguido por roupas (27,6%) e calçados (7,5%).
O comércio de rua continua como principal destino de compras dos catarinenses (61,9%), ainda que tenha reduzido consideravelmente a participação nos últimos anos – já a Internet saltou de 3,2% em 2019 para 13% em 2022.
O presidente da CDL, Clóvis Afonso Spohr, ressalta que entre os itens mais procurados estão os brinquedos tradicionais como bolas, bonecas e carrinhos, além da linha de eletrônicos que conquistou espaço nos últimos anos.
Roupas e calçados também estão entre as opções em destaque. Segundo ele, as lojas de Chapecó estão preparadas para atender os pais e familiares que buscam as mais diversas alternativas para presentear os pequenos: “Esperamos bons resultados, pois além das pessoas fazerem questão de presentear seus filhos, afilhados, sobrinhos ou filhos de amigos, por exemplo, o município vive um bom momento econômico e acumula número crescente de admissões, além de contar com incremento de novas empresas na cidade, ampliando ainda mais as oportunidades para quem vive aqui. Com isso, o consumo aumenta e as datas comemorativas ganham ainda mais destaque”, frisa o presidente.
A pesquisa Intenção de Compras do Dia das Crianças 2022 é realizada pela Fecomércio SC para conhecer o comportamento de compra e perfil dos consumidores na data, gerando dados e informações relevantes para os empresários do setor. Foram entrevistadas 2.109 pessoas, no período entre os dias 15 de agosto e 08 de setembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.