Economia catarinense começa 2019 com crescimento acima da média nacional - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Economia catarinense começa 2019 com crescimento acima da média nacional

Segundo dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) calculado pelo Banco Central, a economia catarinense começou o ano em crescimento. A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado obteve alta de 1,27% no mês de janeiro, comparado ao mesmo período do ano passado.

Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Na comparação com dezembro, teve uma leve retração de 0,05%. Mesmo assim, foi melhor do que o Brasil que, em média teve crescimento de 0,79% na comparação com o mesmo mês do ano passado e queda de 0,41% frente ao mês anterior.

O levantamento inclui dados sobre atividades da agropecuária, indústria, comércio e serviços. Em SC, a pesquisa é acompanhada pelo Observatório da Indústria. No país, a Região Sul foi a que alcançou melhor média de crescimento do IBCR em janeiro frente ao mesmo mês do ano anterior, com alta de 3,17% em média. As pesquisas do IBGE sobre o primeiro mês do ano mostraram que a economia catarinense foi bem, mas teve expansão mais fraca do que a média de 2018. O comércio e a indústria cresceram frente ao mês imediatamente anterior, mas os serviços caíram.

*Informações Diário Catarinense

Comentários do Facebook