Duas rotas turísticas – Caminho Oeste Cervejeiro e Circuito Vale do Rio Chapecó de Cicloturismo – foram lançadas oficialmente nesta quarta-feira (29) pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). O evento constou do detalhamento das duas rotas e explanação sobre o potencial turístico da região Oeste.
O evento teve a presença do vice-presidente de Turismo e presidente eleito da Federação do Comércio de Santa Catarina, Helio Dagnoni, autoridades e lideranças dos municípios envolvidos, técnicos que atuaram nos dois projetos, representantes de empresas e profissionais da imprensa.
A iniciativa envolve 12 municípios. Na rota cervejeira estão sete indústrias com mais de 40 tipos produzidos, nos municípios de Chapecó, São Carlos, Cunha Porã, Cordilheira Alta, Xaxim e Quilombo.
Na rota do ciclismo são 340 km de percurso, nos municípios de Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Quilombo, São Domingos, Abelardo Luz, Ouro Verde, Bom Jesus, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta.
As duas rotas terão patrocínio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e do Sicredi Região da Produção, com apoio do Sesc e Senac, das administrações municipais, de empresas e de grupos de ciclismo.
O presidente do Sicom, Ernani Zottis, afirmou que as duas rotas resultam de proposta voltada para ampliar a convergência entre o comércio de bens e serviços e o turismo e fomentam as potencialidades turísticas regionais por meio da movimentação de pessoas. Ele reforçou que a iniciativa permite a interconexão das opções de negócios, lazer e entretenimento e as diversificadas atividades do comércio.