A confiança dos consumidores chapecoenses voltou a crescer no mês de maio, após ter registrado queda em abril. Isso é o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), levantado em conjunto pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, através da área de Pesquisa e Estatística (Sicom Pesquisas), e pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó.
Os dados mostram que o ICC aumentou 21%, ao passar de 66,81 pontos em abril para 80,84 em maio. Realizada entre os dias 15 de abril a 6 de maio, a amostra foi composta por entrevistas com 98 participantes.
De acordo com a professora responsável pelo levantamento, Cássia Ternus, maio é recebido com o período celebrativo do Dia das Mães, a segunda data comemorativa que mais movimenta o comércio, e por isso apresenta indicadores de maior pretensão de compras. Com a variação positiva, ela destaca que os consumidores se mostraram mais confiantes em comparação ao mês anterior, e isso pode ser explicado devido ao aumento da empregabilidade em Chapecó, com saldos positivos.
O aumento do índice foi puxado pela confiança do grupo de consumidores com renda entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, que subiu 37,76%, seguido por pessoas de 24 a 45 anos, que cresceram sua confiança em 36,11%. Tratando-se de gênero, o grupo de mulheres se mostrou mais otimista, com um aumento de 20,51% no seu ICC, mas os homens também subiram sua confiança em 16,04%.