
O comércio de 25 municípios da região Oeste de Santa Catarina não funcionará nos feriados de Natal e Ano Novo, conforme orientação do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). A medida tem base em convenções coletivas firmadas com os sindicatos dos empregados no comércio de Chapecó, Xaxim e São Lourenço do Oeste e Região.
De acordo com as convenções, o comércio pode funcionar em feriados em geral, mas está proibido nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, incluindo mercados, supermercados, hipermercados e atacarejos cujo foco seja a venda de alimentos. A exceção é para estabelecimentos cujos proprietários trabalham na empresa ou atividades autorizadas por lei a funcionar permanentemente.
O Sicom reforça que seguir a convenção e a legislação evita sanções legais e administrativas. Nas vésperas de Natal e Ano Novo, dias 24 e 31 de dezembro, as empresas podem decidir manter as portas abertas.
A regra abrange os municípios de Chapecó, Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunhataí, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Lajeado Grande, Marema, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Saudades, União do Oeste e Xaxim.





