A companhia aérea Azul anunciou nesta quarta-feira (23) a retomada de operações no aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó (SC), a partir do dia 11 de maio. Segundo a empresa, a decisão reafirma o esforço da companhia em manter uma malha aérea essencial para o país.
As cidades de Boa Vista (RR), Santarém (PA), Altamira (PA) e Macapá (AP) já haviam retomados as operações. Conforme a Azul, além de Chapecó, outras oito bases voltarão a receber aeronaves da companhia – Navegantes (SC), Londrina e Foz do Iguaçu (PR), São José do Rio Preto (SP), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Marabá (PA) e Sinop (MT).
A operação em Chapecó terá como destino Campinas, a maior base de atuação da Azul no país e será cumprida com as aeronaves modelo Airbus A320neo, com capacidade para 174 pessoas. Com a ligação, a companhia retoma a assistência pelo modal aéreo e possibilita o transporte de cargas importantes, como as de medicamentos e equipamentos de proteção individual, assim como de clientes que precisem viajar e também de profissionais de saúde.
“Continuamos operando nossa malha essencial em diversas localidades, sem deixar de oferecer o modal aéreo, um serviço tão importante para o País. Voltaremos a operar em Chapecó e queremos continuar garantindo a nossos Clientes a conectividade, uma marca da Azul, que possibilita o transporte de cargas e o trânsito de Clientes que necessitem viajar por qualquer região do Brasil pelos mais diversos e importantes motivos”, ressaltou André Mercadante, gerente geral de planejamento de malha da Azul.
Conforme a Azul, a empresa reforçou a limpeza de todas as aeronaves a cada voo e à noite, de acordo com os processos estabelecidos pela IATA, além de orientar os tripulantes para se atentarem as medidas de higiene recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos clientes e dos tripulantes da Azul. Além disso, a companhia tem usado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da Covid-19 em 99,99% dos casos. Segundo a companhia, com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul atende todas as normas de procedimento de limpeza, desinfecção e contaminação determinadas pela Anvisa.