O contribuinte chapecoense terá uma folga no início de 2024. É que os carnês do IPTU, que normalmente eram retirados em janeiro, estarão disponíveis somente a partir de primeiro de abril. E o pagamento da primeira parcela ou da parcela única com desconto de 10%, que normalmente era em fevereiro, será no dia 30 de abril de 2024.
A segunda parcela, ou então a parcela única com desconto de 5%, será no dia 20 de maio.
“Essa mudança foi um pedido do prefeito João Rodrigues, pois no início do ano as famílias tem muitas despesas, entre elas o material escolar, e a partir de abril as contas já estão mais equilibradas”, explicou o secretário de Fazenda, Moacir Rohr.
Só vai diminuir o número de parcelas para quem não pagar cota única, que serão nove. Para ter direito ao desconto de 10% ou 5% é necessário estar com o IPTU em dia.
Em 2024 o número de cadastros imobiliários vai subir de 120 mil para 126 mil. Com isso, o valor do IPTU que será lançado é estimado em R$ 105 milhões.
Os recursos serão aplicados nas obras. Rohr destaca que não adianta o contribuinte buscar os carnês em janeiro. Eles somente estarão disponíveis a partir de abril, no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br), no setor de Tributos (antiga Prefeitura) ou nas superintendências do Bormann ou Efapi.