Chapecó está entre as 20 cidades do Brasil que mais geraram empregos no comércio, em 2024, segundo levantamento da Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura. O diretor da pasta, Márcio da Paixão Rodrigues, utilizou os dados do Caged, que estão disponíveis até o mês de maio. Nos cinco primeiros meses o comércio de Chapecó teve um saldo positivo de 515 vagas. São Paulo-SP, que tem 11,4 milhões de habitantes, lidera o ranking nacional com 3.457 vagas.
Chapecó é a sexta melhor do Sul do país e a segunda de Santa Catarina, atrás apenas de Itajaí, que gerou 658 vagas. “Esse resultado é fruto da confiança do empresariado na economia local, na governança e força das associações e na Administração Municipal, que tem sido uma indutora de desenvolvimento, com investimentos pesados em infraestrutura, além de medidas de desburocratização”, disse Márcio.
Márcio da Paixão também destaca o papel da indústria como motor do desenvolvimento de Chapecó, gerando renda que também impacta no comércio.
Atualmente o município conta com 11.685 empresas no setor do comércio, que geram 24.308 empregos. Somando todos os setores, a maior cidade do Oeste conta com 103.402 empregos formais. Somente de janeiro a maio de 2024 foram gerados 4.547 novas vagas de trabalho. Neste índice Chapecó está em 31º no Brasil.