OUÇA AO VIVO

InícioCULTURAVerão Cultural: mais de mil pessoas já assistiram as apresentações

Verão Cultural: mais de mil pessoas já assistiram as apresentações

(Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação)

Desde 2 de fevereiro praças, parques e espaços públicos de convivência em Chapecó recebem apresentações artísticas gratuitas nos finais de semana. As atividades integram o Projeto Verão Cultural 2019, uma ação inédita no Município que tem como objetivo principal inserir a arte e a cultura no cotidiano da comunidade e valorizar os artistas locais.

De acordo com o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, a ideia do projeto surgiu da equipe da Secretaria de Cultura, observando quantas pessoas frequentam os espaços públicos durante o Verão, e criando uma estratégia para potencializar a frequência, proporcionando a ressignificação dos momentos e dos espaços de lazer. “Essa ação estimula o uso do espaço público, as pessoas tem um motivo a mais para ir com a família às praças e parques e passam a utilizar um espaço que é seu. Além disso, as apresentações humanizam a cotidiano, trazem uma nova perspectiva cultural para a cidade, já que acontece de maneira descentralizada por diversos bairros e faz com que a comunidade conheça e valorize o trabalho dos artistas daqui”, explica Nemésio.

Até hoje já foram 4 finais de semana com programação cultural, 19 artistas de Chapecó realizaram intervenções, o que soma 26 apresentações artísticas. A estimativa é de que cerca de mil pessoas tenham assistido e vivenciado a programação oficial do Verão Cultural que já passou pelo Bairro Efapi, Presidente Médici, Santo Maria, Engenho Braun, Passo dos Fortes e Centro. As ações ainda chegarão ao Palmital, São Cristóvão e Parque das Palmeiras.

- Continua após o anúncio -

Para a artista e produtora cultural, Joana Golin, o Verão Cultural realizou um desejo há muito tempo pensado pelos artistas que vivem em Chapecó. “Faz um tempo que em conversas com artistas de distintas linguagens nos deparávamos com a questão da descentralização das apresentações. E a vontade latente de levar as nossas artes para todos os cantos da cidade.

Ocupar praças e parques com arte e gratuitamente, também já se faz mais do que necessário na Chapecó contemporânea, repleta de novidades e de pessoas vindas de várias regiões. Viajávamos para outras cidades para participar de shows, saraus e projetos diversos e retornávamos pensando em eventos como este para rolar aqui. O Verão Cultural simboliza alegria e união, assim como demonstra a riqueza e diversidade artística produzida por aqui atualmente. Para nós artistas e produtores culturais é uma conquista, para o povo chapecoense uma partilha merecida do que essa jovem cidade produz. Observar crianças, adultos e idosos todos juntos com os olhinhos brilhando, prestando atenção nas apresentações é o que nos move para seguir”, enfatiza.

Já realizaram apresentações na programação artistas de diferentes linguagens como artes visuais, dança, teatro, música e poesia. Entre elas a Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (Agirc) mostrou que esporte e arte podem sim andar juntos. A intervenção trouxe números artísticos de atletas que se apresentam e realizam competições por todo o Estado.

Também já realizaram as suas intervenções o Coletivo Saraucária com o projeto “O Sarau”, que trouxe para a comunidade poesias autorais e escritores consagrados, abordando temáticas distintas como preconceito e liberdade, por exemplo.

Outra atividade que já passou pelo Verão Cultural foi a Exposição “Observatório Elástico – Residuais Urbanas”. A mostra abordou produção de lixo no País e fez comparativos com Chapecó, que está acima da média nacional na produção de resíduos. A ideia foi gerar desconforto e curiosidade, fazendo com que as pessoas pensem sobre o seu lixo.

A programação continua até 31 de março, somando 60 intervenções culturais.

As próximas apresentações acontecem nos dias 9 e 10 de março. Confira e aproveite:

Data: 09/03- sábado

Praça Paulo Marques, Rua Osvaldo Cruz – São Cristóvão

15h30 “Histórias de Outrora História de Agora” – Eva Lenita;

16h – “Fernando para Pessoas”- Poesia Musicada ;

16h30 – “O Rouxinol e o Imperador da China” – Contação de Histórias – Regiane Bringuenti.

Praça Liberdade, Rua Sete de Setembro – Presidente Médici

14h30 “Asa de Grilo” – Musica Folclórica;

15h15 “Dançando com o Eintracht” – Sociedade Cultural Alemã Eintracht;

15h45 – Jack Louis – Música.

Data: 10/03

Complexo Esportivo Verdão, Av. São Pedro, Engenho Braun

15h – “Pedras no Caminho” – Intervenção de Artes visuais – Manon e Rosa;

15h30 – Amanda Cadore – Música Autoral;

16h15 –  “Amor por Anexins” – Cia Gaia de Teatro.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se