
A distribuição da chama crioula – símbolo da cultura gaúcha – inicia neste sábado (5), em Chapecó, e permanece até segunda-feira (7). Devido a pandemia da Covid-19, as atividades acontecem de acordo com todos os protocolos recomendados para evitar a aglomeração de pessoas. A novidade para 2020 é que a distribuição para todos os municípios de Santa Catarina acontece de Chapecó, pela primeira vez na história.
O Presidente do Parque Farroupilha, Jair Schwambach, explicou ao ClicRDC que a chama é gerada todos os anos no Rio Grande do Sul e distribuída para diversos locais que cultuam a tradição gaúcha. Neste ano, a chama que foi buscada em 2019, no município de Tenente Portela (RS) foi preservado para que a distribuição em Santa Catarina aconteça a partir de Chapecó.
“Amanhã é um dia muito importante para a cultura tradicionalista gaúcha no estado de Santa Catarina, haja visto que é o marco inicial, um capítulo na história da cultura gaúcha. E a cidade escolhida para isso é Chapecó, no Parque Farroupilha”, afirma Jair.
Programação
A cerimônia inicia às 9h da manhã de sábado, com a recepção das autoridades confirmadas. Devido às medidas de prevenção à Covid-19, todas as ações são tomadas para evitar a aglomeração de pessoas e respeitar os protocolos em vigência. Já às 10h inicia a cerimônia oficial e a geração da chama. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo ClicRDC e conta com a parceria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/SC).
A chama crioula começa a ser distribuída às 11h. Para os CTGs de Chapecó, a distribuição será feita de forma itinerante – ou seja, um grupo reduzido de cavalarianos fará a distribuição no município através de uma cavalgada, para evitar aglomerações. Para os GTGs de outros municípios que vêm até Chapecó com o objetivo de buscar a chama crioula, a distribuição acontece através de agendamento, de hora em hora. A distribuição no Parque Farroupilha permanece até a segunda-feira (7), dia da independência do Brasil.
LEIA AINDA: VÍDEO: Durante as comemorações da Semana Farroupilha, chama crioula será distribuída de Chapecó para todo o Estado;