OUÇA AO VIVO

InícioCULTURAMorador de Chapecó tem livro indicado ao "Oscar da literatura brasileira"

Morador de Chapecó tem livro indicado ao “Oscar da literatura brasileira”

Foto: arquivo Estevan Casanova

O livro do escritor Estevan Casanova, “O anjo andrógeno” foi indicado ao Prêmio Jabuti da Literatura Brasileira.  A indicação foi feita pela editora Inverso que publicou o livro. A obra será a única indicação da editora na categoria romance. Segundo o escritor, a indicação foi feita por acreditar que o conteúdo e acabamento gráfico cabem nos padrões e critérios de avaliação do prêmio.  

A notícia da indicação chegou na última semana do mês de junho. O escritor, natural de Caxambu do Sul e morador de Chapecó, disse que ao receber a novidade ficou surpreso e ao mesmo tempo feliz. Também reforçou que quando escreveu a obra ele não tinha a pretensão de publicá-la. Estevan contou que as primeiras páginas do livro começaram a ser escritas no início do ano de 2015, mas somente foi concluído dois anos depois.

Segundo o escritor, ele encaminhou os textos para a editora que gostou e resolveu publicar. O processo foi rápido, um mês após o envio o livro estava publicado.  O lançamento da obra foi realizado no dia 22 de setembro de 2018.

- Continua após o anúncio -

Obra

O livro “O anjo andrógeno”, segundo Estevan, foi inspirado no romance Água Viva, de Clarice Lispector e reflete um momento da vida do escritor, contado nas páginas de forma romanceado e com ficção. “As pessoas que leram o livro se identificaram muito, porque fala de sentimentalidade, de processo de luto de um relacionamento, traz bastante demanda emocional. É um livro inspirado na escrita da Clarice Lispector”, comenta.

O escritor acrescenta que o livro foi enviado para vários blogs de literatura do país, para ser divulgado e avaliado pelos blogueiros. “As críticas que a gente recebeu são bem positivas”, considera.



Foto: arquivo Estevan Casanova

Curiosidades

Durante o processo de criação do livro algumas curiosidades chamam atenção. De acordo com o escritor, ele não desenvolveu o conteúdo da obra de uma forma contínua, pois houve períodos que ficou meses sem escrever. “Cada escritor tem um processo de criação, e eu não forço a escrita”, argumenta.

 Conforme Estevan, ele também não lia a parte anterior para começar a escrever a próxima etapa. “Eu sempre pegava uma página em branco e continuava a escrita. Sempre escrevia o capítulo inteiro de uma única vez, não começava e deixava para terminar depois. Cada capítulo era aquilo que eu estava sentindo naquele momento, em relação à história”, acrescenta.

Outra curiosidade é a inspiração encontrada na música. Estevan revelou que escreveu o livro ao som de Blues, que isso o inspirava no processo de criação.  

Paixão pela literatura

O escritor sempre gostou de ler e também sempre foi ligado a literatura. A paixão pela área está associada ao teatro, atividade que desenvolve desde criança. Também buscou qualificação e gosta de aprender sobre o assunto.

Apesar de O anjo andrógeno ser o único livro publicado, Estevan tem outras obras escritas que ainda não foram publicadas, entre elas um livro de contos, com mais de 100 história.



Foto: arquivo Estevan Casanova

Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti é considerado o “Oscar da literatura brasileira”. A premiação da edição acontecerá no dia 28 de novembro, às 19h, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo.

Segundo o site Publishnews, neste ano foram 2.103 inscrições no prêmio, já na edição passada foram 1.963. Serão avaliadas 19 categorias, em que cada vencedor ganha R$5 mil. Também há um vencedor do “Livro do Ano” e o ganhador fatura R$100 mil.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se