




O “Música e Literatura – Magnólia Festival” promete movimentar a vida cultural de Chapecó e região nos dias 08, 09 e 10 de maio. Na programação, shows, lançamento de livros, oficinas e bate-papo, que abordam de maneira horizontal a relação entre as duas linguagens. O projeto inédito traz como foco potencializar e desenvolver tanto o mercado editorial, quanto o musical, de toda a região oeste do Estado.
Esta edição especial do Magnólia é uma ramificação do nosso Festival e traz como foco impulsionar, através da capacitação, do estímulo criativo e da experiência cultural, as produções autorais dos artistas da nossa comunidade e a economia criativa regional. Contaremos com uma mistura única de autores que escrevem sobre música, músicos que também são autores, traçando a importante relação entre as duas disciplinas
explica Ana Laura Diaz, idealizadora do Magnólia
O projeto, contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó – edição 2024, abordará a importância das construções narrativas e poéticas como parte fundamental do processo de composição musical, principalmente na canção popular. Dentre os objetivos está estimular o hábito pela leitura e pelo fazer musical, e preencher uma lacuna observada na profissionalização musical regional, abrindo novas perspectivas, fomentando a indústria criativa e o seu desenvolvimento sustentável no interior, região que tradicionalmente recebe menos investimentos na área cultural.
Programação diversificada
A programação conta com mais de 15 horas de atividades gratuitas com profissionais de quatro estados brasileiros que atuam na música e literatura. Entre eles, Edson Natale, de São Paulo, músico e gestor cultural há mais de 30 anos, com atuação no Itaú Cultural e Auditório Ibarapuera; Negra Jaque, rapper, produtora cultural e Mestre em Educação pela UFRGS, de Porto Alegre; Bárbara Silva, cantora e compositora do Distrito Federal, editada da Warner Chappell Music – multinacional de música; Daniel Silva de Florianópolis/SC, Jornalista e curador musical, responsável pelo Portal Rifferama – um dos principais sites de música do Estado, que conversa com Camila Almeida, Assessora de Imprensa Cultural que integra a equipe do Magnólia Festival e Flávio Testa, ambos de Chapecó/SC.
Oportunidade de profissionalização
São duas as oficinas gratuitas oferecidas pelo projeto. As atividades acontecem na sexta-feira, no campus da Universidade Federal Fronteira Sul, de maneira gratuita e consecutiva. A primeira será “Oficina de Rima”, com Negra Jaque. A formação terá início às 14 horas e irá abordar o poder das palavras rimadas e da batida certa para expressar ideias e vivências. Negra Jaque convida os participantes a criarem rimas autênticas a partir da história do hip hop, jogos de improviso, sorteio de palavras e beats produzidos ao vivo por DJ Ita. Podem inscrever-se músicos, poetas, MCs, educadores, iniciantes ou curiosos, com interesse em escrita criativa e cultura hip hop.
Às 16 horas inicia a “Oficina de Composição Musical”, com Bárbara Silva (DF). A atividade abordará o nascimento da canção, os caminhos criativos que podem ser explorados para transformar sentimento em melodia, a partir da experimentação de técnicas de escrita, trocas coletivas e criação colaborativa de uma composição inédita. A qualificação é direcionada a músicos, estudantes de arte, compositores iniciantes ou qualquer pessoa interessada em escrever canções.
As inscrições são limitadas e podem ser efetuadas acessando este link.
Programa-se
08/05 – Quinta-feira
Local: Gato Caolho Boteco e Espaço Cultural
19h – Lançamento do livro “A Música No Brasil Que Você Toca” de Edson Natale
21h – Sarau Microfone Aberto e Discotecagem
09/05 – Sexta-Feira
Local: Universidade Federal Fronteira Sul
14h – OFICINA DE RIMA com Negra Jaque e DJ Ita (RS)
16h – OFICINA DE COMPOSIÇÃO com Bárbara Silva (DF)
Local: Gato Caolho Boteco e Espaço Cultural
19h30 – Lançamento do Livro “Linhas de Cura” de Negra Jaque
21h – Show com Negra Jaque e DJ Ita (RS)
10/05 – Sábado
Local: Gato Caolho Boteco e Espaço Cultural
19h – Mesa de Debate – Jornalismo Musical com foco na cena catarinense com Camila Almeida (SC) e Daniel Silva (SC)
21h – Show com Barbara Silva
Mesmo as atividades sendo gratuitas o acesso é limitado. Por isso retire seu ingresso neste link. Outras informações podem ser consultadas pelas redes sociais do Magnólia Festival.
Créditos
Texto: Camila Almeida
Fotos e arte: Divulgação
Outras informações e agendamento de entrevista:
Camila Almeida – Assessora de Imprensa do Magnólia Festival
(49) 991923977
