segunda-feira, abril 21, 2025
InícioCULTURAFim de semana em Chapecó terá atrações do Festival Nacional de Teatro

Fim de semana em Chapecó terá atrações do Festival Nacional de Teatro

Com o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho” do Projeto Gompa da cidade de Porto Alegre – RS a programação do Festival Nacional de Teatro em Chapecó segue nesta sexta-feira (26). Acontecem ainda, os espetáculos: “Dias de Setembro” do Núcleo O Ator Maestro da cidade de São Paulo – SP, o Espetáculo “Imagina só” da Cia ContaCausos da cidade de Chapecó – SC, espetáculo “{Entre} Cravos & Lírios” da BR SA Coletivo de Artistas de Brasília –DF. Além delas acontecerá ainda apresentação de Violão com Quarteto Suziki de Chapecó.

O Festival acontecerá até o dia 28 de abril em Chapecó e terá diversos espetáculos, oficinas, artesanato local, diversas atrações, apresentações e programação multicultural acontecerão em espaços culturais em vários espaços da cidade, levando espetáculos a espaços abertos e comunidades. Nos dias do Festival Nacional estão previstas 26 apresentações de espetáculos teatrais, com a presença de 19 Companhias de Teatro dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As apresentações acontecerão no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, Teatro do SESC, Praça Coronel Ernesto Bertaso, Ceu das Artes, Museu da Colonização de Chapecó no Parque da Efapi, Escola de Ensino Fundamental Linha Campinas, Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e Unochapecó. Todos os espetáculos são gratuitos e a distribuição dos ingressos (nos espaços fechados), será no local com uma hora de antecedência.

Oficinas

- Continua após o anúncio -

Também terá na programação do Festival, oficinas de formação. Elas iniciam na quinta- feira (18) com a Oficina “Experimentação Sonora” que acontecerá no SESC Chapecó. A oficina de Teatro/Música apresentará a partir da experiência de criação da trilha sonora da peça "A mulher arrastada” (que estará no Festival trazida pelo Palco Giratório 2019 do Sesc), possibilidades de se obter som, construir música e desenvolver sonoridades através da pesquisa e experimentação sonora com sucatas e objetos que não são considerados pelo senso comum como instrumentos musicais, além de microfonação e efeitos. O ministrante será Felipe Zancanaro, terá 06 horas de duração e a classificação indicativa é 14 anos.

Depois nos dias 27 e 28 de abril acontecerá a Oficina de Produção Cultural: Projetos/Produção/Acessibilidade com o ministrante será Qiah Salla. A oficina prevê 16 horas de formação com certificação e abordará as temáticas: elaboração de projetos para diversos mecanismos de incentivo à cultura, incluindo a Lei Rouanet; execução de projetos com apresentação de fluxos, metodologias e plataformas que dinamizam e facilitam o dia-a-dia do produtor; lidar com temas relativos à acessibilidade cultural. Além disso, a capacitação também apresentará um rápido panorama das políticas públicas de cultura no Brasil e estratégias e reflexões sobre a formação de plateia e formas alternativas para o financiamento de projetos criativos.

O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, com a parceria do SESC – Serviço Social do Comércio, UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e ACATE – Associação Chapecoense de Grupos e Artistas de Teatro, com o apoio do Golden Hotel, Mendonça’s Restaurante e Pimenta Preta Restaurante e Pizzaria, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, Unochapecó – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Radar Produções Técnicas, Girassol – Fotografia e Assessoria de Imprensa e Nossa Maloca – Espaço Multicultural.

Programação:

Dia: 27 de abril de 2019 – Sábado

10h30 – Espetáculo: Júlia Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado – Criciúma – SC

Sinopse: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. Não é fácil ter pernas!

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Praça Coronel Ernesto Bertaso

Local em caso de chuva: Entrada do Centro de Cultura e Eventos

16h30 – Espetáculo: ABIS/OM BlackBerries Wilted Company – São José do Rio Preto – SP

Sinopse: Abis/OM é um trabalho solo que busca, por meio de uma linguagem simbólica, silenciosa e contemplativa, descrever as trajetórias do Ser pelos labirintos e abismos da condição humana. O espetáculo, que tem direção e atuação de Gerrah Tenfuss investiga a dramaturgia dos estados corpóreos, ou seja, as possibilidades de transformação das condições psicofísicas do corpo. Segundo Tenfuss, o espetáculo está no limiar entre o teatro e a dança, utilizando os princípios de tempo e espaço do movimento artístico japonês butoh.

Classificação indicativa: a partir dos 14 anos

Duração do espetáculo: 35 minutos

Local: Sala Welcy Canals do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 150 pessoas

18h30 – Recepção do Público com Doutores RiSonhos

18h30 – Apresentação com o Coro de Câmara Verso em Voz

Local: Hall de Entrada do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

19h – Espetáculo: {Entre} Cravos & Lírios Br As Coletivo de Artistas – Brasília – DF

Sinopse: {Entre} Cravos & Lírios traz à cena uma dupla de vagabundos excêntricos que vivem à margem da sociedade. Um deles faz do cemitério seu lar, movido pelo desejo de nunca estar longe do túmulo daquela que já foi sua amada. O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove fragmentos tragicamente cômicos que retratam com simplicidade vários aspectos da miséria e da poética humana, em sua nobre capacidade de viver e conviver, apesar de tudo.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 75 minutos

Local: Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 1.000 pessoas

Distribuição de Ingressos para os Espetáculos em espaços fechados: uma hora antes no local. Agendamentos para grandes grupos pelo telefone: 3319 1011 e e-mail: [email protected] com Marta ou Marinês

Programação Cultural Nossa Maloca

16h – Abertura do Portões da “Nossa Maloca”

– Espetáculo “Medo Pequeno” com Paulo Freire – Campinas/SP

– Intervenção “Caçada do Saci” com Cia Contacausos – Chapecó/SC

– Intervenções Poéticas e Esquete de Teatro Butoh com Casanova Escola de Teatro – Chapecó/SC

– Teatro Lambe-lambe “Bruxa Roots Masterchef” com Gerliane Mendes – Chapecó/SC

– Exposição Fotográfica “Sensações de Liberdade” de Camila almeida – Chapecó/SC

– Intervenção Artística com Adentro – Associação dos Artistas Visuais da Região Oeste de Santa Catarina

21h30 – Festejo de Encerramento do Festival Nacional de Teatro de Chapecó – Edição 2019

– Teaser de lançamento do Filme “O Poeta de Cordel” e varal de cordéis com Margot Filmes – Chapecó/SC

– Show com a banda “Sopro Difuso” – Curitiba/PR

– Show com “Farofa Trio” – Chapecó/SC.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp