OUÇA AO VIVO

InícioCULTURAChapecó promove primeira edição de Festival de Cinema

Chapecó promove primeira edição de Festival de Cinema

Filmes convidados pela curadoria, mostra competitiva, mostra universitária e um espaço especial para a produção chapecoense, integram o projeto


O primeiro Festival de Cinema Nacional de Chapecó, com o objetivo de fortalecer as produções locais, deve ocorrer entre os dias 21 a 24 de outubro de 2021. O evento, contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2020, conta com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Cultura. 

O projeto é uma iniciativa da Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região (Cinelo), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura de Chapecó, Curso de Produção Audiovisual da Unochapecó e com o apoio do escritório de design Chaminé.

Em sua primeira edição, o projeto acontece de maneira online e gratuita, na busca de democratizar o acesso à programação, uma maneira de incentivar o consumo do cinema nacional no País e valorizar as produções que retratam os seus interiores, suas histórias e personagens. 

- Continua após o anúncio -

De acordo com Augusto Zeizer, Coordenador Geral da Cinelo, o Festival é um sonho antigo da associação. “Já realizamos muitas mostras mas ainda não havíamos conseguido realizar um festival. Ele vem com o objetivo de ser a grande janela de cinema em Chapecó, onde temos muitas dificuldades de acesso a filmes, principalmente nacionais, e também para promover o intercâmbio entre produtores locais e de fora. Importante ressaltar que esse festival é fruto de políticas públicas de fomento à arte e à cultura, é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema 2020”, ressalta.

Inscrições

O Festival está com inscrições abertas e gratuitas até 31 de agosto, para produções nacionais que queiram integrar a programação do evento. Podem inscrever-se diretores e produtores, nas categorias Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais de Ficção e Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais de Documentário, as duas receberão obras realizadas a partir de 2019 com duração máxima de 30 minutos. 

O Festival conta ainda com a Mostra de Cinema Chapecoense, onde podem ser inscritos filmes dirigidos e roteirizados por pessoas nascidas ou residentes em Chapecó, filmados ou não na cidade, independente da data de produção e duração da obra. Além disso, uma seleção especial de longas-metragens será convidada pela curadoria para integrar o projeto. A divulgação dos selecionados  acontecerá até 01 de outubro.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,940FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe