Uma ocorrência de princípio de incêndio foi registrada na tarde desta sexta-feira (27), na Rua Jardim Europa, no bairro Maria Goretti, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por um vizinho, que percebeu fumaça saindo do telhado de uma residência.
Conforme relato do morador, os proprietários da casa estavam viajando, o que o levou a acionar o número de emergência 193. No local, as equipes constataram que a situação não envolvia chamas, mas sim o sistema de aquecimento de água da residência.
Segundo o subtenente Somenzi, o problema ocorreu devido ao superaquecimento das placas solares. “O proprietário desligou corretamente o gás antes de viajar, mas também fechou a entrada de água, o que interrompeu a circulação no sistema. Isso superaqueceu as placas, rompeu a válvula de segurança e gerou o vapor, que de longe parecia fumaça.”
Os bombeiros realizaram a verificação e religaram o sistema, orientando os responsáveis a realizarem a manutenção adequada. Apesar do susto, o subtenente destacou que o risco de incêndio era baixo, mas o incidente poderia ter causado danos ao sistema de aquecimento.
A ocorrência foi resolvida sem maiores prejuízos.