O trabalhador que testou positivo para a Covid-19 pode voltar às atividades no quinto dia a partir do início dos sintomas, com teste que pode ser providenciado pela empresa. Sem teste ele poderá voltar a partir do sétimo dia. Esta é uma nova determinação da Vigilância em Saúde, que foi informada em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid, realizada nesta terça-feira (22), em Chapecó.
A reunião foi conduzida pelo prefeito João Rodrigues, que disse que será seguida a regra municipal. Conforme a Secretaria de Saúde, estão sendo testados apenas os pacientes sintomáticos, nos Ambulatórios Verdão, Centro, UPA e PA da Efapi.
Outra mudança é em relação ao Plano de Contingenciamento da Educação (PlanCon), na Educação Infantil. Quando um aluno tiver sintomas e testar positivo, apenas este irá para isolamento e não a turma inteira, como era feito anteriormente.
As medidas foram aprovadas pelo comitê de gerenciamento do PlanCon e agora pelo Comitê Covid.
Na semana passada, a Vigilância Sanitária de Chapecó anunciou que só vai fiscalizar a comprovação de vacinação contra a Covid em festas e eventos a partir de denúncias. Antes era uma ação rotineira. A mudança foi pelo alto índice de vacinação no município.No entanto, os eventos com mais de 500 pessoas precisam ter seu Plano de Contingência aprovados pela Vigilância Sanitária.