O que se sabe sobre o morcego “de tamanho humano” que viralizou em redes sociais

É uma espécie de morcego gigante da família Pteropodidae

Foto: Sakundes / Reddit.

Nesta semana, viralizou nas redes sociais uma foto que mostra um suposto morcego gigante, que teria o tamanho de um ser humano. Se você viu e também se perguntou se é real ou não, a equipe do ClicRDC investigou e descobriu que trata-se de uma espécie conhecida como raposa-gigante-voadora, o  Pteropus vampyrus. As informações são do IG.

É uma espécie de morcego gigante da família Pteropodidae. Eles são conhecidos também como morcegos-das-frutas ou megamorcego e são encontrados nas Filipinas. O filipino Sakundes supostamente encontrou um desses animais no quintal de casa e publicou a foto no twitter. A perspectiva da foto faz com que o morcego pareça muito maior do que é. Enquanto as espécies maiores atingem envergadura de 1,7 metros, seus corpos são bem pequenos, mal se estendendo por 30 centímetros de comprimento.

Já a foto abaixo mostra outro ângulo do morcego, que bocejava ao acordar de seu sono diurno.


Foto: Sakundes / Reddit.

Também conhecida como “raposa voadora de coroa dourada” é uma das maiores espécies de morcegos do mundo, pertencendo à família de megabats encontrados em partes da África, Índia, Ásia e Oceania.

Apesar de várias associações culturais ligando morcegos a vampiros, as raposas voadoras se alimentam de frutas e não são agressivos com seres humanos.