
Rafael Barp é morador da Linha Simonetto, no interior de Chapecó, tem uma trajetória de 25 anos na psicultura, uma tradição familiar que perdura ao longo das gerações. Com o apoio da EPAGRI e da Secretaria da Agricultura, Rafael decidiu expandir os horizontes do negócio com a Pescatto.
Assista:
Inicialmente focado na alevinagem, Rafael e sua família decidiram ampliar suas operações, passando a se dedicar também à produção de peixes. Hoje, gerenciam 16 hectares de terra, metade dos quais são alagados, abrigando açudes essenciais para suas atividades.
Desde a reprodução dos alevinos até a comercialização, eles acompanham todas as etapas do processo. Engajados na engorda de tilápias e carpas, atendem a demanda de pesqueiros e clientes particulares, além de fornecer para uma indústria local, a Pescatto.
A Pescatto em parceria com outros produtores em Chapecó fortalece suas operações, permite a expansão da produção para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e parte do Paraná. Durante a Semana Santa, estará presentes em 11 pontos na cidade de Chapecó, onde esperam comercializar cerca de 12 toneladas de peixe-carpa e quatro toneladas de filé.
Além disso, a Pescatto atende diretamente mercados, bares e restaurantes, oferecendo uma variedade de espécies que incluem jundiá e catfish, além das carpas e tilápias que são suas principais vendas. Com 48 tanques de viveiros e a reprodução de nove espécies para revenda, Rafael e sua família demonstram um compromisso sólido com a psicultura e o desenvolvimento da região.