O Novembro Azul não é apenas um mês de atenção à saúde masculina, mas também um período dedicado à conscientização sobre o diabetes. Com o nome de Diabetes Azul, essa campanha global busca educar a população sobre os riscos, sintomas, prevenção e tratamentos do diabetes, doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil há cerca de 20 milhões de pessoas com diabetes. Estimativa foi atualizada de acordo com o novo Censo.
A Dra. Jessica Viel, endocrinologista, destaca que o número de casos de diabetes vem crescendo devido ao aumento do sedentarismo, maus hábitos alimentares e ao envelhecimento populacional. “A campanha Diabetes Azul reforça a importância de conscientizar a população sobre os riscos do diabetes e como podemos prevenir a progressão da doença com diagnóstico precoce e o manejo adequado”, explica a Dra. Jéssica.
O diabetes pode causar complicações graves, como doenças cardíacas, problemas renais, perda de visão e amputações. Por isso, o Novembro Azul traz a importância do acompanhamento médico, com exames regulares para detecção precoce da doença. “Para muitos pacientes, pequenas mudanças no estilo de vida, como adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente e manter o peso adequado, já podem fazer uma grande diferença na prevenção do diabetes tipo 2”, ressalta Dra. Jessica.
Além disso, a endocrinologista enfatiza a necessidade de identificar sintomas iniciais, como sede excessiva, perda de peso inexplicável, fome em excesso, visão embaçada e infecções frequentes. “Esses sinais podem indicar o início da doença e, ao reconhecê-los, é essencial buscar uma consulta com um endocrinologista para avaliação e orientação sobre o tratamento,” afirma.
O Novembro Azul convida a população a participar ativamente da campanha, disseminando conhecimento e incentivando amigos e familiares a manterem a saúde em dia. A conscientização e a prevenção são os primeiros passos para uma vida mais saudável e para a redução dos índices de diabetes.
A Dra. Jéssica Viel é médica endocrinologista, registrada no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) sob o número 23905, com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) 21541.
INSTAGRAM: @jessicaviel.endocrino
Formação Acadêmica e Experiência Profissional:
Graduação: Formada em Medicina pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) em 2016.
Residência em Clínica Médica: Concluída no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Residência em Endocrinologia e Metabologia: Realizada na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Áreas de Atuação: A Dra. Jéssica Viel atua no diagnóstico e tratamento de diversas condições endocrinológicas, incluindo: Doenças da tireoide, Diabetes, Obesidade, Distúrbios do crescimento e desenvolvimento, Osteoporose, Doenças da hipófise, Distúrbios do colesterol e triglicerídeos, Doenças da glândula suprarrenal e Distúrbios menstruais.
Consultórios: A Dra. Jéssica atende em dois locais:
- Chapecó, SC:
Endereço: Edifício Lazio Executivo – Av. Porto Alegre, 427D – Sala 904 – Centro, Chapecó – SC, CEP 89814-480
Telefone: (49) 3322-5689
- Xanxerê, SC:
Endereço: Reumaclin – R. Cel. Santos Marinho, 347 – 9º Andar – Sala 902 – João Batista Tonial, Xanxerê – SC, CEP 89820-000
Telefones: (49) 3330-2702 | (49) 99910-9877