OUÇA AO VIVO

InícioClic SaúdeClic Saúde: Dermatite seborreica a famosa caspa

Clic Saúde: Dermatite seborreica a famosa caspa

Caracterizada por áreas vermelhas, escamosas e oleosas na pele

Dra. Daniela Rebelatto – Dermatologista

A dermatite seborreica é uma condição comum da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por áreas vermelhas, escamosas e oleosas na pele, essa doença pode causar desconforto e impacto na qualidade de vida dos pacientes.

De acordo com a Dra. Daniela Rebelatto, a dermatite seborreica é uma inflamação crônica que afeta principalmente áreas do corpo onde há uma maior produção de sebo, como o couro cabeludo, face e parte superior do tronco. “Os sintomas mais comuns incluem descamação, coceira e vermelhidão, que podem variar de leves a graves”, explica a dermato.

A dermatite seborreica pode ser desencadeada por diversos fatores. “Embora a causa exata não seja completamente compreendida, acredita-se que uma combinação de genética, presença do fungo Malassezia e fatores ambientais desempenhe um papel significativo”, afirma Dra. Daniela. Outros fatores de risco incluem estresse, clima frio e seco, e certas condições de saúde, como doenças neurológicas e imunodeficiências.

- Continua após o anúncio -

Felizmente, existem várias opções de tratamento eficazes para controlar os sintomas da dermatite seborreica. “O tratamento pode incluir o uso de xampus, cremes antifúngicos, corticosteroides tópicos e terapias de luz”, orienta a dermatologista. Além disso, a adoção de uma rotina adequada de cuidados com a pele pode ajudar a minimizar os surtos.

Dra. Daniela Rebelatto – Dermatologista @danirebelatto.dermato
CRM 19356
RQE 18862

Médica Dermatologista, realizou residência médica no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, aprovada pelo SES-RJ. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Especializada em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (UNASUS-UFPEL).
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG



Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se