sábado, dezembro 21, 2024
InícioClic SaúdeClic Saúde: Artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil

Clic Saúde: Artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil

Saiba mais informações com o Dr. Renato Zaneti:

Foto: Divulgação/ClicRDC

O desgaste articular do joelho, também conhecido como osteoartrite ou artrose, é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, causando dor, rigidez e limitação de movimentos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil. 

Esse problema pode ser agravado pelo envelhecimento, lesões anteriores, sobrecarga física e até predisposição genética. Felizmente, os avanços na medicina oferecem diversas opções de tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Os tratamentos não cirúrgicos mais realizados no consultório são: infiltração no joelho, terapia com ondas de choque e bloqueios articulares. 

- Continua após o anúncio -

• Infiltração no Joelho: A infiltração consiste na aplicação de medicamentos diretamente na articulação do joelho, geralmente com ácido hialurônico. Essa técnica alivia a dor e reduz a inflamação, proporcionando alívio quase imediato e melhorando a mobilidade. 

• Terapia com Ondas de Choque: Essa abordagem não invasiva utiliza ondas de pressão (mecanotransdução) para estimular a regeneração dos tecidos e aliviar a dor aumentando a circulação da cartilagem. A terapia com ondas de choque é indicada para pacientes com dor crônica no joelho, e pode ser uma excelente opção para aqueles que desejam evitar a cirurgia. 

• Bloqueios Articulares: Os bloqueios articulares envolvem a injeção de anestésicos e anti-inflamatórios diretamente na articulação ou nos nervos que inervam a região afetada. Esse procedimento oferece alívio da dor por um período prolongado, sendo uma alternativa eficaz para pacientes que não respondem bem a outros tratamentos.

A escolha do tratamento ideal depende do estágio da osteoartrite, dos sintomas apresentados e das necessidades individuais de cada paciente. O objetivo é sempre aliviar a dor, melhorar a função articular e, quando possível, retardar a progressão do desgaste.”

Uma abordagem personalizada e o acompanhamento de um especialista, é possível alcançar uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.

Dr. Renato Zaneti

CRM – 30242 

RQE 20276

Sou formado como médico na faculdade de medicina Unoeste – São Paulo.  Especialização em ortopedia e cirurgia de joelho no hospital regional de Presidente Prudente – São Paulo.

Especialização em medicina da dor – pela INTERDOR E CETRUS. 

Realizou os procedimentos minimamente invasivos guiados por ultrassom no consultório há 3 anos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp