OUÇA AO VIVO

InícioClic SaúdeCâncer de próstata e risco genético hereditário

Câncer de próstata e risco genético hereditário

Saiba mais informações com Dr. Ali Hasan, Médico Geneticista:

Foto: Dr. Ali Hasan, Médico Geneticista

O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns que acometem os homens (o segundo mais comum após câncer de pele), em 2018 foram diagnosticados mais de 1,2 milhões de casos com câncer de próstata ao redor do mundo, com mais de 358.000 mortes relacionadas com o câncer de próstata.

No Brasil o câncer de próstata ocupa o terceiro lugar entre os cânceres mais comuns de forma geral (10,2% dos casos diagnosticados com câncer, primário mais comum é câncer de pele e depois câncer de mama), com uma estimativa de mais de 72 mil novos casos anualmente.

Quais são os fatores de risco relacionados com câncer de próstata?

- Continua após o anúncio -

Vários fatores de risco foram associados ao aumento da incidência do câncer de próstata, falaremos sobre os fatores mais comuns:

  • A idade é um dos fatores mais importantes relacionados com risco para câncer de próstata, de fato o diagnóstico de câncer de próstata em homens menores do que 40 anos é bem menos comum, por exemplo, do que homens com idade entre 65 e 75 anos.
  • Etnia: o câncer de próstata é mais comum em homens afrodescendentes, com uma incidência anual aos 70 anos de 1600 em cada 100 mil dos homens afrodescendentes quando comparado com uma incidência de 700 em 100.000 entre os homens de descendência asiática.
  • Hábito de fumar: fumar está relacionado com risco maior para o desenvolvimento de vários tipos de câncer e um deles é o câncer de próstata, além de pior prognóstico nos pacientes fumantes.
  • Dieta: vários estudos avaliaram a dieta e sua relação com risco de câncer de próstata, dieta rica em gordura animal e pobre em vegetais foi associada ao aumento da incidência do câncer de próstata.
  • Obesidade: vários estudos identificaram uma relação entre a obesidade e aumento da incidência de câncer de próstata.
  • Histórico familiar: o componente genético é um dos fatores importantes relacionados com maior incidência e risco para câncer de próstata, principalmente os homens com familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata antes dos 60 anos, além dos homens com histórico familiares de outros tipos de câncer, como histórico familiar de câncer colorretal, câncer de mama, câncer de ovários, câncer de pâncreas e melanoma, entre outros.

Quais os genes mais comumente relacionados com risco para câncer de próstata hereditários:

Existem vários genes com risco para câncer de próstata hereditário, entre os mais comumente identificados são: BRCA1, BRCA2, ATM, HOXb13, genes da síndrome de Lynch e PALB2 entre outros.

Quais são os critérios para a indicação de investigação genética hereditária para câncer de próstata?

Existem vários critérios para indicação de avaliação entre eles:

  • Histórico familiar importante de câncer de próstata, principalmente quando diagnosticado em mais de 3 familiares, em 3 gerações diferentes.
  • Histórico pessoal ou familiar de câncer de próstata de alto grau (Gleason≥7).
  • Histórico pessoal ou familiar de câncer de próstata metastático.
  • Histórico familiar de múltiplos cânceres, principalmente quando diagnosticados antes dos 50 anos, isso inclui câncer colorretal, câncer gástrico, câncer de mama, câncer de endométrio, câncer de ovário, câncer renal, câncer renal, melanoma e câncer pancreático.
  • Histórico familiar de variante (mutações) identificadas em genes relacionados com risco para câncer de próstata.

Dr. Ali Hasan
Médico(a)
👨‍⚕️Médico Geneticista. CRM:24510/RQE20060

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se