











Uma turma de berçário, do Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Antonia Balbinot Pelizza, sob orientação das professoras Fernanda Malacarne da Silva e Thais Regina Petroll, propôs uma vivência de exploração das tintas naturais, com objetivo de que os bebês explorassem as cores e as diferentes texturas dos objetos dispostos no espaço
De acordo com Fernanda, a turma está na fase em que tudo querem levar à boca para explorar, diante disso, ela e a colega Thais, resolveram propor um espaço de vivência em que as crianças pudessem manusear e degustar alimentos de cores diferentes. A gente organizou um espaço com tintas naturais para que eles pudessem explorar, visto que estamos trabalhando as cores com eles. Então, a gente pensou em uma proposta que eles pudessem, ao mesmo tempo, usar o sentido do tato para reconhecer as diferentes texturas e também levá-las à boca para experimentar o gosto, explicou.
Fernanda, complementou ainda que para os bebês, o paladar e o tato são dois sentidos importantíssimos para reconhecer e experimentar o mundo ao seu entorno. A gente pensou em trazer para a proposta alimentos do dia a dia deles. Como o urucum, que sempre está presente na comida deles e a manga que é uma fruta que vem no cardápio também. Além disso, trouxemos a couve, que embora não faça parte da alimentação cotidiana da turma, apresenta uma textura e um sabor diferentes. Todos esses alimentos remetem às cores que a gente já vinha trabalhando, completou a professora.
Para Astrit Tozzo, Secretária de Educação, permitir que os bebês explorem diferentes contextos é fundamental para o desenvolvimento deles. O contato com objetos e texturas diferentes aguça a curiosidade dos bebês e contribui para o desenvolvimento deles nesta fase. Além disso, é um movimento importante no processo de aprendizagem, que inicia com essa estimulação e perdura ao longo da formação deles nos próximos estágios, disse Astrit.