

O nadador chapecoense Vittorio Pastore Botelho, da Prefeitura Municipal de Chapecó/Associação Chapecoense de Natação, conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Verão da categoria Infantil (13 e 14 anos), disputado entre os dias 25 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. Ele foi vice-campeão brasileiro nas provas dos 400m e 800m nado livre, garantindo duas medalhas de prata, além de conquistar duas medalhas de bronze, subindo ao pódio em todas as provas que disputou.
Com apenas 13 anos, Vittorio, que também representa o Colégio Marista, foi orientado pelo professor Vitor Goulart e alcançou o posto de quinto atleta mais eficiente da competição, somando 110 pontos. Ele ainda conquistou a sexta melhor pontuação nos índices técnicos da categoria, desempenho que reforça sua evolução no cenário nacional.
A competição ocorreu no complexo aquático Julio Delamare, anexo ao Estádio do Maracanã, reunindo 762 nadadores de 142 equipes de 24 estados do Brasil. Ao todo, 62 provas compuseram o programa oficial do campeonato.
Revelado na escolinha da Aquatic Center aos 11 anos, onde iniciou a prática da natação ao lado do pai, Vittorio iniciou os treinamentos competitivos no fim de 2022. Desde então, já conquistou títulos catarinenses, sul-brasileiros e quebrou um recorde da OLESC, em Brusque, no mês de outubro. Este é o segundo vice-campeonato brasileiro que ele garante em 2025; o primeiro foi no Brasileiro de Inverno, realizado em junho.
Enquanto comemora o desempenho no Rio de Janeiro, a Associação Chapecoense de Natação segue ativa. A equipe embarca novamente nesta quinta-feira (4) para Florianópolis, onde disputará o Campeonato Catarinense das categorias Mirim (8 a 10 anos) e Petiz (11 e 12 anos), representando Chapecó.





