Os transtornos causados em duas quadras onde ocorre a obra de revitalização do calçadão da Rua Benjamin Constant afetam o comércio, os transeuntes em geral e os próprios trabalhadores. Essa posição é do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) em função da situação em que se encontra o local onde é construído o chamado Boulevard Benjamin Constant.
Entre os argumentos da entidade sindical empresarial do comércio, estão as dificuldades de acesso aos estabelecimentos comerciais e os riscos a todos que transitam no local. Além disso, é citado o trânsito de veículos, inclusive com estacionamento precário em espaços da própria obra. Outro aspecto, decorrente de todas essas situações, se refere à falta de observação dos critérios de segurança, colocando em risco os transeuntes e os próprios trabalhadores.
A propósito da situação, o Sicom lembra que em setembro passado foi enviado à prefeitura relatório de verificação feita no local pelo Observatório Social do Brasil Chapecó (OSB Chapecó), através de profissionais de engenharia civil e mecânica. Entre outras, esse documento especifica inconformidades como acesso livre ao canteiro de obras, pilares e ferragens expostas, valetas abertas nas áreas de passagem, ausência de placas de proibição de acesso em áreas restritas, depósito de materiais sem a sinalização e tráfego intenso de automóveis, ciclistas e pedestres. Em decorrência, para prevenir acidentes e garantir a segurança, o Observatório Social sugeriu medidas como o isolamento completo das áreas de risco, a sinalização adequada e o reforço na fiscalização e controle de acesso ao local.
NOTA BOULEVARD BENJAMIN CONSTANT
A Administração Municipal de Chapecó informa que notificou a empresa responsável pela parte elétrica das obras do Boulevard Benjamin Constant para que finalize os serviços contratados, sob pena de rescisão de contrato.
Também foi notificada a empresa responsável pelas obras para adequação do canteiro de obras, reiterando a necessidade de reforçar as medidas de segurança.
Com a retirada dos postes no trecho 1, entre as avenidas Getúlio Vargas e Nereu Ramos, nos próximos dias inicia a montagem das estruturas metálicas.
A Prefeitura ressalta que desde o início das obras procurou alternativas para minimizar o impacto em relação aos estabelecimentos comerciais da região, mantendo acessos aos mesmos. Reforça que as obras de revitalização vão criar um espaço compartilhado de convivência, lazer e gastronomia, que vai beneficiar toda a comunidade.